Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Fiscalização de Obra

3 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1Fiscalização de Obra Empty Fiscalização de Obra Qui Out 30, 2008 11:30 pm

almeidap



Olá a todos, alguem me pode dar uma luz sobre os procedimentos a ter numa fiscalização de obra (estrada). É aminha primeira obra do genero e gostava de saber o que esperar.

http://www.visaprisma.webnode.com

2Fiscalização de Obra Empty Re: Fiscalização de Obra Seg Nov 03, 2008 8:24 pm

TMA



É dificil explicar o que te espera... depende muito de quem está à frente da obra. Mas o mais básico e que é o mais normal será a verificação de "pontos", nivelamentos etc por amostragem... do género de leres 1 ponto por cada 10 e verificares.
Mas como te digo, cada obra é um caso diferente.
É normal que te solicitem algumas coisas extracomo rectificações d eprojecto e coisas do género. Muito cuidado com isso pois com a vontade de ajudar e cair nas boas graças da direcção já me lixei várias vezes. Pedem as coisas como lhes dá jeito e depois se algo corre mal é o Topógrafo que as sofre pois ninguém assume a responsabilidade.
Exige sempre as solicitações por escrito e guarda todas as requisições.
Não sei que mais te poderei dizer mas pergunta à vontade

3Fiscalização de Obra Empty Re: Fiscalização de Obra Seg Nov 03, 2008 10:06 pm

almeidap



Parece-me fácil, até me parece mais facil do que muitos trabalhos de menor dimensão. Estou em nogociação por causa de um trabalho desse tipo, podes me adiantar um valor justo mensal? Só para comparar com a minha oferta.

http://www.visaprisma.webnode.com

4Fiscalização de Obra Empty Re: Fiscalização de Obra Ter Nov 04, 2008 4:21 pm

TMA



sabes... é complicado...
Em que zona é?
Falamos de equipa completa ou só tu?
aparelho, veiculo, etc, pela tua parte?
Despesas?? como funcionam?
Tudo isto influencia
se me deres mais dados acho que te posso adiantar quanto se cobra nas obras que conheço, mas pode variar muito.

5Fiscalização de Obra Empty Re: Fiscalização de Obra Ter Nov 04, 2008 4:22 pm

TMA



E... sim, acho que é mais simples...
Apenas é de mais responsabilidade, bem como tens de decidir onde verificar sem ajuda externa... a experiência ajuda muito, já se sabe onde se cometem os erros.

6Fiscalização de Obra Empty Re: Fiscalização de Obra Qua Nov 05, 2008 11:44 pm

almeidap



O problema é mais o seguinte, durante 3 anos o meu trabalho foi levantamento para licenciamento e depois implantação de obra, como predios, moradias, marcação de lotes em lotemamentos etc.

Agora vou me lançar neste novo trabalho e gosta de saber o que vou fazer e como fazer, não me agrada nada a ideia de ser visto como amador.

http://www.visaprisma.webnode.com

7Fiscalização de Obra Empty Re: Fiscalização de Obra Qui Nov 06, 2008 5:59 pm

JC

JC

Olá.
Olha, cada caso é um caso, e não existem duas obras iguais. Cada obra terá os seus problemas pontuais, muitas vezes imprevistos e que o topógrafo é que acaba por ter que resolver.
Pela minha experiencia diria-te o seguinte:
1.º Faz um reconhecimento ao local da empreitada com os desenhos que achares necessário e verifica se todas as infra-estruturas (água, saneamento, electricidade, telefones, gás, etc) estão correctamente representadas no levantamento e acautelados os seus cortes provisórios, devios, substituições, etc, no projecto. Por veses, na escavação, encontram-se infra-estruturas que não estavam previstas e isso significa custos adicionais, trabalhos a mais, incómodos para a população visinha, etc;
2.º Confirma o levantamento topográfico que serviu de base ao projecto. Não precisas de fazer o levantamento completo. Faz o leantamento de alguns perfis transversais em várias zonas da obra e confirma as cotas iniciais. Isto vai-te permitir verificar possiveis erros de cotas que poderão significar, por exemplo, erros nas estimativas dos volumes de terras;
3.º Nunca confies nos dados fornecidos pelo empreiteiro ou pelo topografo dele. Confirma sempre tudo. Deves utilizar uma rede de pontos de apoio independente ou se preferires utilizar a do topografo da obra, deves fazer umas leituras para confirmar as coordenadas dos pontos estação;
4.º As situações que deves verificar dependem de obra para obra e será o chefe de fiscalização ou o dono de obra que te irá solicitar que verifiques se determinado elemento está correctamente implantado (passagens hidráulicas, condutas, passagens inferiores, etc.). Poderá ser-te solicitado que faças as medições para os autos mensais ou que verifiques e valides as medições enviadas pelo empreiteiro, nomeadamente no que diz respeito a volumes de terras;
5.º Mantem sempre um registo actualizado dos teus serviços e da tua actuação em obra. Não informes nada só por boca, deves informar por escrito (ex: e-mail) e deves executar relatórios periódicos das tuas actividades contendo datas precisas, os processos utilizados, os problemas encontrados, com que foram discotidos, as soluções encontradas e os procedimetos tomados em conformidade. Se tiveres registo de tudo, a tua posição fica salvaguardada.

É o que me recorda dizer de momento. De certo que haverá muito mais. Se no decorrer da obra ouver algo que queiras partilhar ou pedir informações, tás à vontade.

Cumprimentos.

https://sites.google.com/site/joaoctopo

8Fiscalização de Obra Empty Re: Fiscalização de Obra Qui Nov 06, 2008 8:26 pm

almeidap



Obrigado pelas dicas!! Pois parece que vou ter de fazer esses relatórios mensais, é uma estrada com 14 KM, e vai se estender pelo periodo de 23 meses.

Como ha uma poligonal de apoio não preciso de pensar em levar GPS o qué menos uma despesa, ou menos necessario, como quiseres entender.

E diz-me para uma estrada desta dimensão de 3ª categoria, terei de estar sempre presente na obra ou uns dias por semana bastam? É que o preço que me oferecem não dá para eu lá estar todos os dias... Se desse para conciliar...



Se quiseres falar comigo directamente podes me adicionar no msn paulosilvalmeida@sapo.pt

http://www.visaprisma.webnode.com

9Fiscalização de Obra Empty Re: Fiscalização de Obra Sex Nov 07, 2008 2:41 pm

JC

JC

Axo que não é necessário a premanencia constante. Deves é estar disponível para sempre que te contactarem poderes dar resposta em tempo real às necessidades. Lembra-te que és fiscalização e não empreiteiro, por isso não és tu que tens que tar à frente da obra.

Cumps.

https://sites.google.com/site/joaoctopo

10Fiscalização de Obra Empty Re: Fiscalização de Obra Sex Nov 07, 2008 5:18 pm

almeidap



Isso mesmo. Falaram-me isenção de horarios, mas também em disponibilidade total.

http://www.visaprisma.webnode.com

11Fiscalização de Obra Empty Re: Fiscalização de Obra Ter Nov 18, 2008 6:55 pm

JC

JC

que tal estão a correr as coisas na obra almeidap?

https://sites.google.com/site/joaoctopo

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Tópicos semelhantes

-

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos