Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Tema dos preços, muito badalado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1 Tema dos preços, muito badalado em Seg Mar 19, 2012 7:37 pm

Boa tarde.

Gostaria de falar de um tema, a meu ver já falado nos fóruns, pensado por muitos, mas banalizado pela enchente global na área de topografia.
Porquê a cobrança de 50€ por levantamento, não comento se bem estruturado ou não, em vez de todos aqueles que se dispõem a estes seviços se demonstrarem competitivos mas com preços mais aproximados dos indicados nas tabelas da ANT.
Será errado pensar que se todos praticarem valores médios/altos, pelo menos no pouco trabalho que possa existir, esse dará para cobrir os gastos (ajudante,material,combustivel,...), em vez de drásticamente e sem dó emporrar para o desemprego e fome, todos os técnicos que desta área fazem o seu viver.
Os engenheiros, arquitectos e projectistas mantém a sua postura e preços, já os técnicos de topografia que são a base e complemento das engenharias tornam-se banais e sem crédito, sendo mal interpretados e desvalorizados.
Associações, ajudem a levantar a nossa credibilização.
Abraço a todos.

Ver perfil do usuário

2 Re: Tema dos preços, muito badalado em Ter Mar 20, 2012 2:03 pm

Levantando uma pedra em qualquer lado, saem debaixo dela dezenas de "topografos" actualmente...quando estes apresentam orçamentos com centenas de euros de diferença é normal que a área profissional não aguente...

O cliente mesmo que fique com um trabalho mediocre, pagou pouco para o que, muitas vezes, é só para apresentar em "papel" junto dos serviços superiores.

Eu continuo a usar a tabela da ANT como padrão dos meus orçamentos retirando uma percentagem ao calculado face ao feedback de cada cliente, senão não conseguiria sobreviver.

O que custa ver muitas vezes é que para um licenciamento, por exemplo, onde é necessária "apenas" uma assinatura de um engenheiro, os valores pedidos são astronomicos e maioritariamente nem criticados! Quando o técnico topografo quer fazer o levantamento que serve de base a tudo daí para a frente, é posto em segundo plano...

Ver perfil do usuário http://metrologia.isq.pt/TOP.aspx

3 Re: Tema dos preços, muito badalado em Ter Mar 20, 2012 3:12 pm

Para além de ter que concorrer com os colegas topógrafos temos ainda que concorrer com estes "curiosos" que aprenderam a espreitar e carregar no botão da E.T. e que minam isto tudo...
Enquanto não houver uma regularização efectiva vamos continuar a ver arquitectos, eng. civis e desenhadores de aparelho às costas roubando-nos trabalho.

Ver perfil do usuário https://sites.google.com/site/joaoctopo

4 TODA A RAZÃO em Ter Mar 20, 2012 7:23 pm

Tens toda a razão, como por vezes digo cada "MACACO NO SEU GALHO" vê-se os arquitectos à uns anos atrás o eng. podia fazer tudo num projecto agora já não pode o que pertence á arquitectura tem de ser um arquitecto a fazê-lo e vice versa, connosco deveria ser igual, vê-se esses eng. e arq. de aparelho ás costas e que tiveram uma cadeira onde nem um rumo sabem o que é e fazem topografia é realmente triste. A ANT a qual sou associado anda a dizer que se vai tornar Ordem à uns anos, será que vai?????, já me parece mais treta que outra coisa...

Ver perfil do usuário

5 Re: Tema dos preços, muito badalado em Ter Mar 20, 2012 7:35 pm

Enquanto a ANT não começar a fazer ações de senssibilização junto das outras ordens (arquitectos, eng.s, advogados, etc) e junto das entidades públicas, ou até mesmo precionar o poder legislativo para que regulamente a profissão vamos continuar a ser enrabados a torto e a direito.
Fassa-se uma campanha publicitária idêntica à que a ordem dos enfermeiros e a ordem dos advogados fizeram. A ANT que crie protocolos com as câmaras, com as finanças, conservatórias e outros organismos afim de apenas aceitarem trabalhos feitos por profissionais acreditados.

Quanto à ordem..não acredito muito que isso avançe. Já temos o colégio de Eng.ª Geográfica da Ordem dos Engenheiros, já temos o Colégio de Engenhaia Geográfica/Topográfica na Ordem dos Engenheiros Técnicos, vamos criar mais uma ordem profissional mas agora para os técnicos de topografia??? Qualquer dia temos uma ordem para os auxiliares de topografia...

Ver perfil do usuário https://sites.google.com/site/joaoctopo

6 Re: Tema dos preços, muito badalado em Sex Mar 23, 2012 1:36 am

Boas noites caros colegas,

Estou a iniciar-me na topografia, tirei um curso de nível 4 na área e tendo em cinta o vosso tema de conversa, deparo-me com alguns problemas.

Durante a formação que tive nunca foi falado da forma como poderíamos avaliar o custo de um trabalho, os preços da topografia e os parâmetros a ter em conta quando damos um orçamento.

Falavam anteriormente numa tabela criada pela A.N.T. será que ninguém se importa de me mandar para o mail para eu ter uma noção?

Caso me queiram ajudar, aqui fica:

jp_cp91@hotmail.com


Cumprimentos

e muitos pontos!

Ver perfil do usuário

7 Re: Tema dos preços, muito badalado em Sex Mar 23, 2012 12:43 pm

Colega JCordeiro,

pode consultar a tabela de honorários da ANT de 2004 em:

https://woc.uc.pt/matematica/getFile.do?tipo=2&id=2864

Infelizmente já não se encontra disponivel na net a tabela de 2007.

Ver perfil do usuário https://sites.google.com/site/joaoctopo

8 Re: Tema dos preços, muito badalado em Sex Mar 23, 2012 11:00 pm

JC escreveu:Colega JCordeiro,

pode consultar a tabela de honorários da ANT de 2004 em:

https://woc.uc.pt/matematica/getFile.do?tipo=2&id=2864

Infelizmente já não se encontra disponivel na net a tabela de 2007.


Obrigado colega! Smile

Ver perfil do usuário

9 Tabela de 2007 em Seg Abr 23, 2012 2:35 pm

Eu tenho a Tabela da ANT de 2007 manda mensagem a pedir para
NunoPereira74@yahoo.com

Ver perfil do usuário

10 Re: Tema dos preços, muito badalado em Seg Abr 23, 2012 2:58 pm

Colega NMP1974,

Dado que só tenho a tabela de 2007 em papel, pedia-lhe que, se não se importa, me enviasse para joaoc1979@gmail.com.

Obrigado.

Ver perfil do usuário https://sites.google.com/site/joaoctopo

11 honnorários em Ter Mar 19, 2013 8:11 pm

Pena que muita gente não saiba que a ANT é uma associação criada por alguns topografos não tem reconhecimento por parte do estado, caso contrário seria (ordem) ou (cãmara) oficial e assim todos os técnicos teriam que estar inscritos na respectiva associação para poderem ecercer a profissão.

Ver perfil do usuário
curioso escreveu:Pena que muita gente não saiba que a ANT é uma associação criada por alguns topografos não tem reconhecimento por parte do estado, caso contrário seria (ordem) ou (cãmara) oficial e assim todos os técnicos teriam que estar inscritos na respectiva associação para poderem ecercer a profissão.

Será Câmara/Ordem dos Topógrafos quando a ANT fizer alguma coisa. O reconhecimento por parte do estado enquanto Associação é um facto dado, agora só falta o outro passo... (Veja-se a relação Topógrafos/Registos e Conservatórias/Alta Autoridade Tributária e Financeira). Qualquer dia as qualificações reconhecidas pelo Governo aos Topógrafos é nula. (Qualquer dia=Hoje e Amanhã Sad )

Ver perfil do usuário

Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum