Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Tema dos preços, muito badalado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1 Tema dos preços, muito badalado em Seg Mar 19, 2012 7:37 pm

Boa tarde.

Gostaria de falar de um tema, a meu ver já falado nos fóruns, pensado por muitos, mas banalizado pela enchente global na área de topografia.
Porquê a cobrança de 50€ por levantamento, não comento se bem estruturado ou não, em vez de todos aqueles que se dispõem a estes seviços se demonstrarem competitivos mas com preços mais aproximados dos indicados nas tabelas da ANT.
Será errado pensar que se todos praticarem valores médios/altos, pelo menos no pouco trabalho que possa existir, esse dará para cobrir os gastos (ajudante,material,combustivel,...), em vez de drásticamente e sem dó emporrar para o desemprego e fome, todos os técnicos que desta área fazem o seu viver.
Os engenheiros, arquitectos e projectistas mantém a sua postura e preços, já os técnicos de topografia que são a base e complemento das engenharias tornam-se banais e sem crédito, sendo mal interpretados e desvalorizados.
Associações, ajudem a levantar a nossa credibilização.
Abraço a todos.

Ver perfil do usuário

2 Re: Tema dos preços, muito badalado em Ter Mar 20, 2012 2:03 pm

Levantando uma pedra em qualquer lado, saem debaixo dela dezenas de "topografos" actualmente...quando estes apresentam orçamentos com centenas de euros de diferença é normal que a área profissional não aguente...

O cliente mesmo que fique com um trabalho mediocre, pagou pouco para o que, muitas vezes, é só para apresentar em "papel" junto dos serviços superiores.

Eu continuo a usar a tabela da ANT como padrão dos meus orçamentos retirando uma percentagem ao calculado face ao feedback de cada cliente, senão não conseguiria sobreviver.

O que custa ver muitas vezes é que para um licenciamento, por exemplo, onde é necessária "apenas" uma assinatura de um engenheiro, os valores pedidos são astronomicos e maioritariamente nem criticados! Quando o técnico topografo quer fazer o levantamento que serve de base a tudo daí para a frente, é posto em segundo plano...

Ver perfil do usuário http://metrologia.isq.pt/TOP.aspx

3 Re: Tema dos preços, muito badalado em Ter Mar 20, 2012 3:12 pm

Para além de ter que concorrer com os colegas topógrafos temos ainda que concorrer com estes "curiosos" que aprenderam a espreitar e carregar no botão da E.T. e que minam isto tudo...
Enquanto não houver uma regularização efectiva vamos continuar a ver arquitectos, eng. civis e desenhadores de aparelho às costas roubando-nos trabalho.

Ver perfil do usuário https://sites.google.com/site/joaoctopo

4 TODA A RAZÃO em Ter Mar 20, 2012 7:23 pm

Tens toda a razão, como por vezes digo cada "MACACO NO SEU GALHO" vê-se os arquitectos à uns anos atrás o eng. podia fazer tudo num projecto agora já não pode o que pertence á arquitectura tem de ser um arquitecto a fazê-lo e vice versa, connosco deveria ser igual, vê-se esses eng. e arq. de aparelho ás costas e que tiveram uma cadeira onde nem um rumo sabem o que é e fazem topografia é realmente triste. A ANT a qual sou associado anda a dizer que se vai tornar Ordem à uns anos, será que vai?????, já me parece mais treta que outra coisa...

Ver perfil do usuário

5 Re: Tema dos preços, muito badalado em Ter Mar 20, 2012 7:35 pm

Enquanto a ANT não começar a fazer ações de senssibilização junto das outras ordens (arquitectos, eng.s, advogados, etc) e junto das entidades públicas, ou até mesmo precionar o poder legislativo para que regulamente a profissão vamos continuar a ser enrabados a torto e a direito.
Fassa-se uma campanha publicitária idêntica à que a ordem dos enfermeiros e a ordem dos advogados fizeram. A ANT que crie protocolos com as câmaras, com as finanças, conservatórias e outros organismos afim de apenas aceitarem trabalhos feitos por profissionais acreditados.

Quanto à ordem..não acredito muito que isso avançe. Já temos o colégio de Eng.ª Geográfica da Ordem dos Engenheiros, já temos o Colégio de Engenhaia Geográfica/Topográfica na Ordem dos Engenheiros Técnicos, vamos criar mais uma ordem profissional mas agora para os técnicos de topografia??? Qualquer dia temos uma ordem para os auxiliares de topografia...

6 Re: Tema dos preços, muito badalado em Sex Mar 23, 2012 1:36 am

Boas noites caros colegas,

Estou a iniciar-me na topografia, tirei um curso de nível 4 na área e tendo em cinta o vosso tema de conversa, deparo-me com alguns problemas.

Durante a formação que tive nunca foi falado da forma como poderíamos avaliar o custo de um trabalho, os preços da topografia e os parâmetros a ter em conta quando damos um orçamento.

Falavam anteriormente numa tabela criada pela A.N.T. será que ninguém se importa de me mandar para o mail para eu ter uma noção?

Caso me queiram ajudar, aqui fica:

jp_cp91@hotmail.com

Cumprimentos

e muitos pontos!

Ver perfil do usuário

7 Re: Tema dos preços, muito badalado em Sex Mar 23, 2012 12:43 pm

Colega JCordeiro,

pode consultar a tabela de honorários da ANT de 2004 em:

https://woc.uc.pt/matematica/getFile.do?tipo=2&id=2864

Infelizmente já não se encontra disponivel na net a tabela de 2007.

8 Re: Tema dos preços, muito badalado em Sex Mar 23, 2012 11:00 pm

JC escreveu:Colega JCordeiro,

pode consultar a tabela de honorários da ANT de 2004 em:

https://woc.uc.pt/matematica/getFile.do?tipo=2&id=2864

Infelizmente já não se encontra disponivel na net a tabela de 2007.

Obrigado colega! Smile

Ver perfil do usuário

9 Tabela de 2007 em Seg Abr 23, 2012 2:35 pm

Eu tenho a Tabela da ANT de 2007 manda mensagem a pedir para
NunoPereira74@yahoo.com

Ver perfil do usuário

10 Re: Tema dos preços, muito badalado em Seg Abr 23, 2012 2:58 pm

Colega NMP1974,

Dado que só tenho a tabela de 2007 em papel, pedia-lhe que, se não se importa, me enviasse para joaoc1979@gmail.com.

Obrigado.

11 honnorários em Ter Mar 19, 2013 8:11 pm

Pena que muita gente não saiba que a ANT é uma associação criada por alguns topografos não tem reconhecimento por parte do estado, caso contrário seria (ordem) ou (cãmara) oficial e assim todos os técnicos teriam que estar inscritos na respectiva associação para poderem ecercer a profissão.

Ver perfil do usuário
curioso escreveu:Pena que muita gente não saiba que a ANT é uma associação criada por alguns topografos não tem reconhecimento por parte do estado, caso contrário seria (ordem) ou (cãmara) oficial e assim todos os técnicos teriam que estar inscritos na respectiva associação para poderem ecercer a profissão.

Será Câmara/Ordem dos Topógrafos quando a ANT fizer alguma coisa. O reconhecimento por parte do estado enquanto Associação é um facto dado, agora só falta o outro passo... (Veja-se a relação Topógrafos/Registos e Conservatórias/Alta Autoridade Tributária e Financeira). Qualquer dia as qualificações reconhecidas pelo Governo aos Topógrafos é nula. (Qualquer dia=Hoje e Amanhã Sad )

Ver perfil do usuário

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum: