Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

 » Geral » GERAL » Que realidade?

Que realidade?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1 Que realidade? em Qua Mar 21, 2012 11:31 pm

Boa noite.

No prosseguimento do tema lançado anteriormente, levanto a questão relativamente a que tipo de apoio tem sido prestado pelas associações, ANT, ANET, ... .
Compensa fazer parte destas mesmas entidades?
Recebem algum tipo de formação?
Reservam os direitos de seus associados, na prática exclusiva de certos serviços correspondentes à área reservada a cada especialidade?
Qual a diferença entre Topógrafo, Técnico de Topógrafo, Eng Técnico Topógrafo, Eng Topógrafo e Eng Geográfico, ou isto não interessa, existe aqui confusão e é tudo ao molho e sem lei?

Cumprimentos

Ver perfil do usuário

2 Re: Que realidade? em Qui Mar 22, 2012 3:32 pm

Boas,

Pelo que tenho percebido ao longo do tempo, não se vê grande vantagem em estar associado na ANT ou na ANET (agora OET). No caso da ANT alguns colegas afirmam que aquilo anda parado, tá morto e que não se vê vontade de mexer, estando à espera da passagem para "Câmara dos Topógrafos". No caso da OET (onde estou inscrito) as cotas que pago não me valem de muito. A OET tem feito esforços no sentido da acreditação das especialidades, tem grelhas de actos definidas e para cada acto de engenharia é necessário uma declaração com a respectiva vinheta. Esta é a tentativa da OET de garantir que os actos de engenharia são de facto feitos por agentes acreditados para os fazerem...no entanto nada me impede de assinar um trabalho de um colega que não está inscrito, desde que confie nele ou que me pague. Contra as assinaturas de favor nada ou pouco se consegue fazer.

Por outro lado, já existem alguns organismos (câmaras, finanças e conservatórias) que obrigam que os levantamentos sejam acompanhados com cópia da idêntificação do técnico e documento comprovativo de abilitação. Alguns pedem certificado de conclusão do curso, outros pedem cópia do CAP, outro cópia da Caderneta Profissional e outros a tal declaração da OET...

Em 10 anos de profissão e de associado na OET nunca houve uma formação voltada para as ciencias geográficas. Nas especialidades de civil e electrónica há a rodos...

Ver perfil do usuário https://sites.google.com/site/joaoctopo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

 » Geral » GERAL » Que realidade?

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum