Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Apresentação e umas dúvidas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1 Apresentação e umas dúvidas em Qui Nov 20, 2008 3:44 pm

Olá a todos.

Chamo-me Filipe e sou servente numa micro-empresa de topografia. E é aqui que começam as dúvidas.

Para começar, o único topógrafo da empresa esteve de baixa médica durante alguns meses. O que fez com que (quase) tudo tivesse que ser feito por mim, indo apenas, esporadicamente, um outro topógrafo amigo do meu patrão executar algumas coisas mais complexas foram do horário de expediente da empresa onde ele trabalha.

Como já me estava a fartar um bocado de andar a fazer o meu trabalho e o dos outros para receber o salário mínimo e ainda ter de estar sempre a aturar a falta de agradecimento e de educação do meu patrão, entreguei-lhe uma carta com alguns direitos que me são garantidos por decreto-lei e comuniquei-lhe que, doravante, só exerceria as funções intrínsecas ao meu cargo de servente.

Em vez de tentar falar comigo e propor uma alteração de contrato, só me tem dado dores de cabeça.

Ora chego ao emprego às 8h30m e não está lá ninguém. Ligo-lhe e ele diz que vai lá ter daqui a bocado. Umas horas depois volto a ligar-lhe e diz que afinal não pode vir e que posso ir embora. Isto já aconteceu várias vezes. Dantes ainda era suportável porque eu tinha a chave do escritório, agora tenho de ficar cá fora na seca.

Ora despego tarde e a más horas, ora muitas coisas mais...

Agora a dúvida:

O cargo de servente é equivalente ao cargo de porta-miras? Ou seja, implica que eu seja também obrigado a andar com o prisma a marcar os pontos? É que, por definição, um servente deveria só para andar lá a carregar o equipamento, cortar mato quando é preciso, fazer uns furos, etc.

Desde já, obrigado a todos e desculpem lá o testamento.

Ver perfil do usuário

2 Re: Apresentação e umas dúvidas em Qui Nov 20, 2008 6:17 pm

Pelos vistos o teu ambiente de trabalho é mesmo péssimo. Assim é muito comlicado traalhar.
Na minha opinião o trabalho de um servente de topografia ou porta-miras é o mesmo: andar com o prisma, marcar pontos, cravar estacas e ferros, fazer alguma desmatação quando necessário, carregar o mateial, etc. Agora se o teu contracto de trabalho estipula exactamente o tipo de serviço que deves prestar, na teoria deverias singir-te às funções que estão contratualizadas. Na prática, geralmente o pessoal tem que se adaptar a diversas tarefas para manter o posto de trabalho. Isso acontece com a maioria das profissões.
Porque não tentas negociar com ele. Do tipo: uma vez que estás a assegurar as funções de um colega doente, o teu patrão compenssar-te com menos trabalho quando o colega voltar, ou aumentar-te também o salário durante a ausencia do colega...

Cumps.

Ver perfil do usuário https://sites.google.com/site/joaoctopo

3 Re: Apresentação e umas dúvidas em Qui Nov 20, 2008 7:20 pm

Obrigado pela resposta.

Conversar já eu tentei, mas a única coisa que ganhei com isso foi ouvir que eu é que sou um mal agradecido porque eles só me estão a dar formação e é tudo para o meu bem e yada yada yada. E como entretanto o outro já não está de baixa e ele já não precisa que eu execute as mesmas funções que executei durante 3 ou 4 meses, pior ainda.

Quanto às funções, no meu contrato apenas diz que sou servente, daí a minha dúvida. Não sei até que ponto isso difere de porta-miras.

Por mim, já me tinha demitido há muito, se soubesse que arranjava outro emprego...

Ver perfil do usuário

4 Re: Apresentação e umas dúvidas em Dom Dez 07, 2008 8:18 pm

Antes de mais bem vindo!

No teu contracto deveria lá estar Porta-miras!

Serventes há muitos, e nas mais diversas actividades.

Porta-miras é uma profissão/categoria profissional reconhecida pela AECOPS:

GRUPO XI : http://www.aecops.pt/pls/daecops2/get_noticia?id=18686334

Ver perfil do usuário

Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum