Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Cursos Topografia

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1 Cursos Topografia em Qui Out 18, 2012 6:20 pm

Boa tarde,

Tal como o titulo o diz gostaria de saber onde existem bons cursos de topografia, tenho alguma experiência na área, nunca em contexto de trabalho. Sei fazer levantamentos topográficos, tratar os dados (em papel), trabalho com GPS entre outros (sou aluno de Eng. Geográfica e já conclui cadeiras como Topografia, Deteção Remota, Localização por Satélite, SIG), No entanto sei que isso não me chega sem nada que o confirme, tenho como hipotese de futuro seguir a àrea da topografia e para isso adquirir mais conhecimentos, isto prque estou a pensar suspender a minha licenciatura.

Alguém me pode ajudar? De preferência na zona do grande Porto..

Cumprimentos.

Ver perfil do usuário

2 Re: Cursos Topografia em Qui Out 18, 2012 6:49 pm

Não conheço o mercado da eng.º geográfica mas o da topografia está a definhar a olhos vistos e a solução passa cada vez mais pelo estrageiro. Por isso não sei se suspender a licenciatura em Eng.º Geográfica seria boa opção.

Por esses lados tens a licenciatura em eng.º topográfica no Inst. Politecnico da Guarda. Neste momento não sei se a escola do antigo IPCC tem delegação no Porto.

Tirando isso deves ter alguns cursos profissionais do IEFP ou entidades privadas.

De memória não conheço mais nada mas é muito provável que encontres mais opções.

Cumps.

Ver perfil do usuário https://sites.google.com/site/joaoctopo

3 Re: Cursos Topografia em Dom Out 21, 2012 7:36 pm

JC escreveu:Não conheço o mercado da eng.º geográfica mas o da topografia está a definhar a olhos vistos e a solução passa cada vez mais pelo estrageiro. Por isso não sei se suspender a licenciatura em Eng.º Geográfica seria boa opção.

Por esses lados tens a licenciatura em eng.º topográfica no Inst. Politecnico da Guarda. Neste momento não sei se a escola do antigo IPCC tem delegação no Porto.

Tirando isso deves ter alguns cursos profissionais do IEFP ou entidades privadas.

De memória não conheço mais nada mas é muito provável que encontres mais opções.

Cumps.

O mercado de Eng. Geográfica vai-se aguentado, através da detecção remota, SIG's e assim...

Esta questão vem do facto que eu estou com dificuldades em acabar a licenciatura, cadeiras como Electromagnetismo, Analise Infinitesimal, entre outras estão-me a atrasar bastante, apesar de já ter quase todas as cadeiras específicas concluidas e com boas notas.

Em relação ao mercado em Portugal, tá visto que este país infelizemente tem futuro para muito pouca gente, coloco a hipotese de ir para países como o Luxemburgo ou Bélgica, visto que já lá tenho amigos a trabalhar, sabem como estão esses mercados?

Até agora encontrei um curso no ciccoin (qualquer coisa assim), o problema é que é para pessoas com idade inferior a 23 anos, e no próximo ano, visto que este ano já foram as candidaturas, já terei 23 anos.

Cumprimentos.

Ver perfil do usuário

4 Re: Cursos Topografia em Seg Out 22, 2012 11:13 am

Sempre pode pedir transferencia de curso para uma eng.º topográfica ou então candidatar-se ao ensino superior através das vagas para maiores de 23 anos.

Cumps.

5 Re: Cursos Topografia em Seg Out 29, 2012 1:10 am

Até agora encontrei um curso no ciccoin (qualquer coisa assim), o problema é que é para pessoas com idade inferior a 23 anos, e no próximo ano, visto que este ano já foram as candidaturas, já terei 23 anos.

boas Tiago,

O instituito chama-se ciccopn.Está ligado ás empresas de construção civil do norte.
O curso que referes tem equivalência ao nivel 4,o horário diurno tem o limite de idade no max. 23 anos e o 12º ano, demorara perto de 2 anos,já com estagio incluido.
Já no curso noturno é feito por modulos e se poderes candidatar, tens a vantagem de poder pedir equivalência de disciplinas e com isso diminuir o tempo de curso.O curso é subsidiado.
DEve estar para arrancar um novo ano lectivo no proximo mês.

Ver perfil do usuário

6 Re: Cursos Topografia em Seg Out 29, 2012 6:32 pm

Pedro Costa escreveu:

boas Tiago,

O instituito chama-se ciccopn.Está ligado ás empresas de construção civil do norte.
O curso que referes tem equivalência ao nivel 4,o horário diurno tem o limite de idade no max. 23 anos e o 12º ano, demorara perto de 2 anos,já com estagio incluido.
Já no curso noturno é feito por modulos e se poderes candidatar, tens a vantagem de poder pedir equivalência de disciplinas e com isso diminuir o tempo de curso.O curso é subsidiado.
DEve estar para arrancar um novo ano lectivo no proximo mês.

Obrigado pela informação,já mandei para lá email a perguntar algumas dúvidas, a ver se me respondem.. Smile

Ver perfil do usuário

7 Re: Cursos Topografia em Ter Out 30, 2012 6:32 pm

Em relação às equivalências obtive a seguinte resposta:

Informo que os referenciais de formação do catálogo nacional de qualificações só permitem equivalências de UFCD do catálogo, pelo que, não sendo o curso que frequentou do catálogo nacional de qualificações, não poderá obter equivalências.

Infelizmente parece que não me dão equivalências.

Ver perfil do usuário

8 Re: Cursos Topografia em Ter Out 30, 2012 6:34 pm

É começar tudo do inicio...

9 Re: Cursos Topografia em Qua Out 31, 2012 3:40 am

Infelizmente parece que não me dão equivalências.[/quote]

Eu acabei uns modulos de topografia recentemente, e conheci um colega que está numa situação diferente, mas que pode servir para seu caso. Essa pessoa está no curso porque tem alguma experiência de campo e um curso de 3 meses de top!!Precisava do CAP, foi proposto só fazer os modulos necessários para obter o cap.
O curso tem os modulo de sig, tem cartografia,etc, os quais já fizeste não vejo a falta de equivalência. Question
O melhor seria dares um salto ao Ciccopn e falar na secretaria com a Sra. Helena.

Ver perfil do usuário

10 Re: Cursos Topografia em Qua Out 31, 2012 2:59 pm

Vai ser uma decisão a ser tomada nos próximos tempos (ainda não há data para o início do curso)...

Em relação as equivalências não me importo muito, apesar e todos as cadeiras especificas que fiz, estão feitas com muito boas notas e com excelente professores como o caso do José Alberto Gonçalves que muitos devem reconhecer o nome...

A questão é que eu para acabar a licencitura precisaria de mais 2 anos, e outros 2 para fazer o mestrado (visto que a licenciatura de pouco vale), assim faria este curso em 2 anos e talvez consegueria um emprego durante o dia para me sustentar... E quando acabar o curso infelizmente sair deste país..

Como funciona o curso a nivel de certeficados internacionais?

Ver perfil do usuário

11 Re: Cursos Topografia em Qui Nov 01, 2012 1:00 am

Como funciona o curso a nivel de certeficados internacionais?[/quote]

boas Tiago, o curso tem equivalencias nivel 4, e penso que estará de acordo a nivel europeu. Agora mais não sei...pode haver paises que peçam algo mais espeficifico, em outras áreas não serve só o canudo. Trabalhar no estrangeiro em países lusófonos ou em empresas portuguesas tens sempre porta aberta. Smile .
Boa sorte com a tua opção

Ver perfil do usuário

12 Re: Cursos Topografia em Sab Nov 24, 2012 10:43 pm

Boas, o curso irá abrir dia 3 de Dezembro.. Estou prestes a tomar uma decisão e está-se a inclinar para o Curso de Topografia..

Gostaria de saber mais sobre a CICCOPN, pelo que percebi há aqui user que conhecem bem o centro, será que me podem ajudar?

Penso em passar lá na secretaria na segunda feira, tenho falado por email com uma senhora chama Orquidea Correia, que se tem mostrado muito prestável, é a pessoa indicada para falar lá ou peço para falar com outra pessoa..

Obrigado desde já Smile

Ver perfil do usuário

13 Re: Cursos Topografia em Dom Nov 25, 2012 6:49 pm

TiagoQueiroz escreveu:Boas, o curso irá abrir dia 3 de Dezembro.. Estou prestes a tomar uma decisão e está-se a inclinar para o Curso de Topografia..

Gostaria de saber mais sobre a CICCOPN, pelo que percebi há aqui user que conhecem bem o centro, será que me podem ajudar?

Penso em passar lá na secretaria na segunda feira, tenho falado por email com uma senhora chama Orquidea Correia, que se tem mostrado muito prestável, é a pessoa indicada para falar lá ou peço para falar com outra pessoa..

Obrigado desde já Smile

Boas,

O meu curso foi "tirado" no CICCOPN, foram cerca de 2 anos + estágio, penso que é de NIVEL IV. Este curso, dos técnicos profissionais, é dos mais completos, a par salvo erro com o do antigo (IGC ou IPCC????)..... melhor do que isto só eng. topográfica.... penso eu de que.....

Ver perfil do usuário

14 Re: Cursos Topografia em Dom Nov 25, 2012 6:57 pm

topografo.helder escreveu:
TiagoQueiroz escreveu:Boas, o curso irá abrir dia 3 de Dezembro.. Estou prestes a tomar uma decisão e está-se a inclinar para o Curso de Topografia..

Obrigado desde já Smile

Boas,

O meu curso foi "tirado" no CICCOPN, foram cerca de 2 anos + estágio, penso que é de NIVEL IV. Este curso, dos técnicos profissionais, é dos mais completos, a par salvo erro com o do antigo (IGC ou IPCC????)..... melhor do que isto só eng. topográfica.... penso eu de que.....

Sim é de Nivel IV...
Ficaste contente com o curso? Proporcionou-te uma bom mercado de trabalho? Que tal as condições... Amanhã devo passar lá..

Obrigado desde já..

Ver perfil do usuário

15 Re: Cursos Topografia em Dom Nov 25, 2012 7:06 pm

Boas,

O curso é 5*****, os meus professores foram profissionais do ramo, portanto, não "espetam" só com teorias/práticas, transmitem também o know how, e isto nesta área é muito importante. Aconselho vivamente. Quando tirei o curso não houve stress em arranjar trabalho, aliás, toda a minha turma foi colocada no mercado trabalho, agora é que a coisa está mais complicada, a construção civil está de rastos.....

cumps e boa sorte.

Ver perfil do usuário

16 Re: Cursos Topografia em Dom Nov 25, 2012 7:10 pm

topografo.helder escreveu:Boas,

O curso é 5*****, os meus professores foram profissionais do ramo, portanto, não "espetam" só com teorias/práticas, transmitem também o know how, e isto nesta área é muito importante. Aconselho vivamente. Quando tirei o curso não houve stress em arranjar trabalho, aliás, toda a minha turma foi colocada no mercado trabalho, agora é que a coisa está mais complicada, a construção civil está de rastos.....

cumps e boa sorte.

Eu sou aluno de Engenharia Geográfica, mas ando a perder cada vez mais a motivação para estudar coisas que não me interessam para nada, já fiz quase todas as cadeiras especificas, tais como Topografia, Detecção Remota, Localização por Satélite, SIG, etc... Concluidas com boas notas e adoro a àrea, daí pensar cada vez mais em tirar o curso de topografia, visto que é uma coisa que gosto muito, e todos ou quase todos os modulos são de assuntos que realmente interessam para a área...

Compreendo que o mercado em Portugal seja complicado, por isso já me mentalizei como quase toda a gente da minha idade que o futuro infelizmente seja fora de Portugal, e aí pelo que tenho visto ainda é mercado para a topografia..

Muito obrigado pela resposta Smile

Ver perfil do usuário

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum: