Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Tabela de Honorários da ANT

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1 Tabela de Honorários da ANT em Sex Dez 19, 2008 11:23 pm

Boas colegas.

Como sabem a ANT - Associação Nacional de Topógrafos, disponibiliza online uma tabela de honorários para os diversos trabalhos de topografia. De acordo com a ANT trata-se de um documento de trabalho que pretende estabelecer o preço médio dos serviços de topografia, também com o intuito de evitar concorrencia desleal entre os colegas.

Gostava de saber a vossa opinião acerca desta tabela de preços. Acham que faz sentido num mercado livre haver uma Associção que tabele os preços ou estes devem ser praticados de forma livre e de acordo com a conciência de cada um?
Acham que os valores apresentados estão realmente de acordo com o que se pratica na realidade ou são muito irreais?

No meu caso pessoal eu recorri a essa tabela quando comecei a minha actividade liberal, visto não ter noção dos preços que se praticavam no mercado. Actualmente sou eu que defino o preço do meu trabalho até porque já estou bem incerido no mercado de trabalho e também tenho que lidar com a concorrência.

Cumprimentos.

P.s. Desejo a todos um Bom Natal e que 2009 seja propicio a optimos negócios.

Ver perfil do usuário https://sites.google.com/site/joaoctopo

2 Re: Tabela de Honorários da ANT em Qua Dez 31, 2008 9:44 pm

Um comentário só... Tomara eu poder cobrar esses preços!!

Bom Ano a todos!

Ver perfil do usuário http://www.visaprisma.webnode.com

3 Re: Tabela de Honorários da ANT em Seg Jan 05, 2009 3:13 pm

Pedro_Lopes

avatar
Administrador
Administrador
Eramos todos muito mais Felizes se podessemos cobrar o tabelado.
Mas como dizem, a concorrência obriga muitas vezes a ter que baixar os preços.
Infelizmente, essa concorrência muitas das vezes está também associada a uma quebra na qualidade dos trabalhos.

Ver perfil do usuário

4 Re: Tabela de Honorários da ANT em Seg Jan 05, 2009 5:17 pm

... e não só, para não falar dos colegas que trabalham no sector publico que ao fim de semana, que vejo a trabalhar com estações com o autocolante das instituições para que trabalham, camaras, gabinetes tecnicos etc, que praticam preços impensaveis.

Sem investimento 100% lucro.

Ver perfil do usuário http://www.visaprisma.webnode.com

5 Re: Tabela de Honorários da ANT em Ter Jan 06, 2009 7:38 pm

O almeidap tem razão. Eu próprio já assisti a casos desses em que profissionais do estado utilizam os recursos públicos em seu proveito.

Infelizmente no que toca a falta de qualidade associada a preços baixos, também já tive a minha cota parte de ter que rectificar/melhorar trabalhos de colegas.

Quanto aos preços de saldo praticados...já tenho perdido alguns trabalhos para colegas com preços que é impossível pagar as contas todos os meses (e não são colegas do estado...), mas o mercado é assim mesmo e cada um é que sabe.

Cumprimentos

Ver perfil do usuário https://sites.google.com/site/joaoctopo

6 Tabela de honorários da ANT??? em Qui Fev 26, 2009 2:53 am

Sinceramente caros companheiros,

Nem sei bem para que existe (da forma como está a "funcionar") a dita associação!!

Já reparam na desactualização em que se encontra a mesma!!

Não faz mais do cumprir os mínimos!!

Bem precisava-mos de alguém que nos defendesse e representasse, mas desta forma!!

Carteira profissional?? passada ela associação!! e Certificado de Aptidão Profissional emitido por uma entidade oficial como o IEFP. Qual a contardição de dois documentos que aparentemente parecem significar o mesmo? Façam as vossas averiguações.

Vamos fazer qualquer coisa pela nossa classe profissional.

Atentamente

Ver perfil do usuário

7 Re: Tabela de Honorários da ANT em Qua Abr 29, 2009 8:23 pm

Caro colega Gonçalves:

Compreendo perfeitamente as suas palavras mas há um bocado de falta de informação por este pais. Passo a eplicar:
A ANT é a única instituição em Portugal que realmente está a "lutar" pelos nosso direitos (e deveres) enquanto classe profissional. Recentemente foi aprovada em diário da república a passagem da ANT a Câmara dos profissionais de topografia. Que quer isto dizer? Que como existia, a ANT, nao tinha ainda poderes absolutamente nenhuns para regulamentar o exercício da profissão, poderes esses que apenas governopoderia instaurar, qualquer pessoa podia exercer com ou sem formação/certificação. A ANT lançou a carteira profissional para existir um "certificado" que pudessemos apresentar caso nos fosse solicitado, antes não existia nada. Isto vai mudar em breve pois vai passar a ser como a Cãmara dos TOC. Passará a existir um organismo oficial que regulamentará o exercicio da profissão e na minha visão/opinião deixará de existir 50%, pelo menos, da concorrênca desleal que existe em Portugal. Está para breve mesmo, questão de 1 ou 2 meses pelo que sei.
Não estou a fzer publicidade à ANT apenas a informar sobre os avanços existentes. O difícil foi conseguir obrigar o estado a regulamentar a profissão demorou mais de 15 anos. Agora resta-nos esperar para ver.

Ver perfil do usuário

8 Re: Tabela de Honorários da ANT em Seg Maio 04, 2009 12:45 pm

Mesmo assim como vão acabar com 50% da concorrência desleal??? acha mesmo que os "curiosos" de topografia vão desaparecer de um dia para o outro?? que mecanismos vai a Camara dos Topógrafos utilizar para levar isso a efeito?? Se a emissão da carteira profissional não é suficiente, se na maioria dos organismos públicos não exigem documentos dos técnicos a acompanhar os trabalhos, se grande parte dos engenheiros e arquitectos que recorrem ao serviços de topografia alteram as plantas durante a execução dos projectos, não fazendo acompanhar os originais entregues pelo topógrafo com o projecto aquando da entrega nos organismos...o que realmente vai impedir que qualquer um compre um instrumento e começe a trabalhar em topografia???? Se qualquer engenheiro civil ou arquitecto, só porque teve uma cadeira de topografia durante o curso, pensa que pode exercer a actividade...

Ver perfil do usuário https://sites.google.com/site/joaoctopo

9 Tabela de Preços em Qui Out 08, 2009 11:44 pm

Eu penso que a tabela da ant é para as pessoas terem uma linha de orientação cada trabalho tem as suas dificuldades e custos.

Gabinete de Topografia

Ver perfil do usuário

10 Re: Tabela de Honorários da ANT em Sex Out 23, 2009 3:44 am

Boa Noite.


Na minha humilde opinião, não muda nada, dado que as próprias empresas do ramo, practicam preços semelhantes ao ´Zé Nabo, que até pensa que sabe de topografia e que não tem qualquer formação/certificação.
A única maneira de combater isso é os topográfos e engenheiros geógrafos,é continuarem a apresentar orçamentos condignos com a dificuldade do trabalho.
Falo por experiência própria, perde-se muitos trabalhos ao apresentarmos orçamentos que se compadeçam com o que é justo, mas enquanto não usarmos a técnica das "gasolineiras", ao de aparecer sempre os sujeitinhos/artistas com preços absolutamente ridiculos.
Neste momento, tenho clientes aos quais respondo que não fazemos topografia de "vão de escada", isto é como os automóveis, querem qualidade tem de pagar, caso contrário passe bem e boa tarde.
Está na altura da Topografia ser reconhecida como deve ser, quem trabalha na área sabe que as pessoas ainda nos abordam a dizer: queria um levantamento baratinho aquilo também é facil porque é pequeno... sem fazerem a mais pequena ideia do que se trata.

Cumprimentos

Luis Figueiredo
(Eng.Geógrafo)

Ver perfil do usuário

11 Re: Tabela de Honorários da ANT em Ter Mar 02, 2010 7:19 pm

Boa tarde.

Na minha sincera opinião como maçarico por estas andanças já noto a desunião entre topógrafos, eng. topográficos e eng. geógrafos.
Tudo bem que cada um tem o seu "poleiro"(ANT,ANET e OE) mas o mal é que nem dentro dessas existe união.Notei isto quando participei numa reunião do colégio de Engenharia Geográfia/Topográfica da ANET.Onde de todos os convocados só apareceram 20 pessoas.
Se todos estes fizessem como os camionistas à uns tempos que para reivindicar os seus direitos pararam de trabalhar uns dias, ou até mesmo os pilotos; as empresas,câmaras e até mesmo o cidadão comum iria reconhecer o trabalho de Topografia.
O mal é que se depois conhecem o trabalho...mais concorrência há no mercado.
Não estou a querer julgar ninguém foi só a minha sincera opinião.
Cumprimentos

Ver perfil do usuário

12 Re: Tabela de Honorários da ANT em Seg Out 25, 2010 3:58 pm

Boa tarde,

visto o tópico ja ter sido aberto ha uns tempos, e que a legislação em vigor alterou-se, pode-se verificar que no ambito das conservatórias e finanças os trabalhos por nós realizados passaram a ser obrigatóriamente serem assinados e virem complementados com o nº da carteira profissional e algumas conservatórias exigem que os levantamentos venham acompanhados de termo de responsabilidade, outras ainda vão ao ponto de exigirem uma fotocopia da carteira profissional do tecnico responsavél pelo levantamento.
Logo acho que é uma mais valia para a nossa classe. porque só os topografos devidamente credenciados poderão executar os trabalhos. Acabaram-se algumas situaçãoes caricatas de alguns "curiosos" porem como nº de carteira profissional o numero de contribuinte ou outras invenções.

quanto a tabela de honorarios vejo-a como uma bitola, e que esta bem concebida para defender quem tem de fazer os trabalhos.

embora nos ultimos anos a tecnologia e a informatica revolucionaram os metodos de trabalho e recolha de dados assim como o tratamento dos dados, fazendo com que os trabalhos demorem menos tempo a serem executados, acho que isso não nos livra dos investimentos (tempo e o dinheiro) que temos de fazer para ter acesso a tecnologia e
saber como trabalhar com ela para rentabilizar os investimentos.

Penso que tudo isso são factores que a terem em conta e que alguns colegas não contabilizam na hora de fazer um orçamento. Na minha optica a concorrencia no nosso mercado deve ser de qualidade nos serviços prestados e não nos preços praticados.

Ps: desculpem-me o testamento

Ver perfil do usuário

13 Re: Tabela de Honorários da ANT em Qua Out 27, 2010 6:45 pm

Nas finanças a um cliente meu chegaram mesmo a pedir o original da minha carteira profissional devido a uma rectificação de área o que eu acho um completo absurdo!!!

Ver perfil do usuário

14 Re: Tabela de Honorários da ANT em Qui Out 28, 2010 1:56 am

e a mim ha bem pouco tempo exigiram que a minha assinatura num levantamento fosse reconhecida na qualidade de tecnico credenciado por um notario!

Ver perfil do usuário

15 Re: Tabela de Honorários da ANT em Ter Nov 09, 2010 2:28 pm

toposcada escreveu:Nas finanças a um cliente meu chegaram mesmo a pedir o original da minha carteira profissional devido a uma rectificação de área o que eu acho um completo absurdo!!!

A mim tem sido pedido cópia do BI e cartão de contribuinte bem como cópia do certificado de abilitações juntamente na entrega dos levantamentos topgráficos devidamente assinados.
O que não compreendo é que as Finanças não peçam esses documentos quando um qualquer técnico ou apenas curioso vai registar actividade como topógrafo.

Cumps. a todos.

Ver perfil do usuário https://sites.google.com/site/joaoctopo

16 Re: Tabela de Honorários da ANT em Qui Out 06, 2011 1:55 pm

Acho que muita gente não sabe que para exercer a actividade de topografo para além de inscrição nas finanças tem que ter registo válido no IGP. A associação é dominada por funcionários públicos, que são os mesmos que concorrem conosco usando todo o equipamento pago pelos nossos impostos, e colocando-nos na situação que todos referem.

Ver perfil do usuário

17 Re: Tabela de Honorários da ANT em Sex Out 07, 2011 12:33 pm

curioso escreveu:Acho que muita gente não sabe que para exercer a actividade de topografo para além de inscrição nas finanças tem que ter registo válido no IGP. A associação é dominada por funcionários públicos, que são os mesmos que concorrem conosco usando todo o equipamento pago pelos nossos impostos, e colocando-nos na situação que todos referem.

Um topógrafo credênciado é aquele que está acreditado por uma das duas associações responsaveis por tal: ANT no caso dos técnicos de Topografia e ANET (agora OET) no caso dos Eng.ºs Téc.ºs Topógrafos.
O IGP acredita entidades para a elaboração de Cartografia e Cadastro.

Ver perfil do usuário https://sites.google.com/site/joaoctopo

18 Re: Tabela de Honorários da ANT em Sex Out 07, 2011 8:40 pm

Isto de uns se organizarem para cobrar cotas e passarem reconhecimento aos outros,parece-me estranho.
E o CAP serve para quê?
Eu sempre tinha ouvido falar no CAP para ter os levantamentos entregues nas câmeras municipais,e não me parece mal,uma vez que eles até atribuem CAP a práticos mediante a apresentação de referencias da experiencia...
Quanto á ANT,é uma associação,que representa os seus associados,mas não representa toda a classe,até porque existem profissionais que não lhe reconhecem legitimidade.
Eu não os conheço!Mas tambem não percebo porque terão eles que me reconhecer,quando eu tenho um diploma.
E o diploma serve para quê?!??!
Que eu saiba,sou topografo desde a emissão do diploma.
Pelo menos ninguem me disse que ia fazer o curso de candidato a topografo...

Ver perfil do usuário

19 Re: Tabela de Honorários da ANT em Ter Jan 31, 2012 3:22 am

Epa ... há muita pessoal ai com curso e sem saber fazer algo!!!

Ver perfil do usuário

Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum