Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Novo na matéria

5 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1Novo na matéria Empty Novo na matéria Seg Out 12, 2009 4:32 pm

Dias



Boa tarde,so um jovem topografo em inicio de carreira mais independente e aderi a este forum para que os meus colegas de profissao mais esperientes me ajuda-sem em duvidas que tenha por mais simples que possam vir a ser.
A minha duvida é a seguinte,
Eu comecei agora a receber propostas para efectuar pequenos levantamentos de particulares (quintas, fazendas,etc), eu gostava de saber se esses levantamentos teem que ser obrigatóriamente ligados a rede e que procedimentos devo ter pós-levantento? Tipo, se devo so entregar o formato digital em DWG, se tenho que entregar impresso em folha A3 ou algo mais requintado, etc...essas pequenas duvidas que fazem alguma difrença para a satisfaçao do cliente.

Aproveitando esta questao, se alguem tiver uma forma de me ajudar a fazer orçamentos razoaveis para este tipo de trabalhos tambem agradeco, pois como trabalhador por conta de otrem nunca tive essa preocupação.

Sem outro assunto de momento ficam aqui os meus agradecimentos

Obrigado, boa tarde

2Novo na matéria Empty Re: Novo na matéria Ter Out 13, 2009 12:37 pm

Pedro_Lopes

Pedro_Lopes
Administrador
Administrador

Viva Dias!!!
Benvindo ao Forum Topografia!!

Em relação às tuas questões:
Normalmente todos os levantamentos têm que ser ligados à RGN (Rede Geodésica Nacional), o que pode variar de camara para camara é o Datum.
Quanto à entrega ao cliente, normalmente isso é definido a quando da adjudicação; se o cliente for um gabinete de arquitectura e forem projectar sobre o teu levantamento, uma cópia em papel e uma em suporte digital serve, se o cliente for um particular que quer saber a área, aí convem entregar pelo menos duas cópias em papel e uma em suporte digital, atenção que neste ultimo caso, o cliente tem que ser capaz de abrir o ficheiro que lhe mandas, ou seja, para alem do ficheiro dwg, é de bom tom mandares também um pdf como levantamento, se só lhe mandares o dwg e ele não tiver uma aplicação CAD, não lhe serve de nada o dwg.

Pedro Lopes

3Novo na matéria Empty Re:Re: Novo na matéria Ter Out 13, 2009 1:12 pm

Dias



Ok. Obrigado pela ajuda Sr.Pedro. É que por vezes em terras pequenas é muito dificil arranjar pontos coordenados, mas se assim o exigem terei que dsenrascarme. Apesar de saber que muitos arquitectos e engeneiros acabam por virar o desenho como bem entendem e esse trabalho que tivemos fica sem lógica. Vai-se la entender.

Aproveitando a ajuda, sabe de algum site que me de coordenadas de marcos geodésicos ou pontos georefrenciados na região que pretender? Se for grátis melhor.

Com os melhores agradecimentos

Dias

4Novo na matéria Empty Re: Novo na matéria Ter Out 13, 2009 4:43 pm

JC

JC

Olá Dias.

Pois acho que já se disse praticamente tudo. Hoje em dia todos os trabalhos devem ser ligados à RGN, mesmo por uma questão de uniformização de procedimentos. Por outro lado fica mais fácil identificar o local por parte de outro tecnico se for ligado à rede. Muitos municipios tem já redes fixas de apoio topográfico e são de acesso gratuito. Se não estiver disponivel online, fornecem pessoalmente as folhas de reconhecimento dos pontos. Cá na minha região (Algarve) sei que a camara de Faro e Portimão já dispoem desse serviço.

Quanto aos dados a fornecer ao cliente, no meu caso entrego sempre duas cópias em papel e outra em formato digital (dwg e pdf). Junto ainda forneço um pequeno relatório com os dados do trabalho e memória fotográfica. Geralmente os clientes arquitectos gostam de ter logo disponivel algumas fotos. O nível de "requinte" que darás aos teus trabalhos depende em primeiro lugar da tua exigência enquanto profissional e depois da exigência do cliente.

No que diz respeito a orçamentos isso varia sempre em função de vários factores - dificuldade do trabalho, material a usar, distância ao local, volume de trabalho que se tem, concorrência, etc. Mas para teres uma ideia podes sempre consultar a tabela de honorários da ANT, que diga-se de passagem apresenta preços um pouco altos em comparação com aquilo que realmente se pratica.

Espero ter ajudado. Cumps.

JC

https://sites.google.com/site/joaoctopo

5Novo na matéria Empty Re: Novo na matéria Qua Out 14, 2009 3:07 pm

Pedro_Lopes

Pedro_Lopes
Administrador
Administrador

Dias escreveu:Aproveitando a ajuda, sabe de algum site que me de coordenadas de marcos geodésicos ou pontos georefrenciados na região que pretender? Se for grátis melhor.

Com os melhores agradecimentos

Dias

Julgo que o Site do instituto disponibiliza as coordenadas dos Geodésicos gratuitamente. Em relação a "redes locais" como disse o JC, o melhor é mesmo perguntar nas camaras ou GTLs da zona onde vais fazer o trabalho se te podem disponibilizar a informação.

No que toca aos arquitectos rodarem os desenhos, isso é um mal com que tem que se viver, e que nos levaría a outras questões, mas basicamente, dá-lhes mais jeito ter o desenho direito.

Pedro Lopes

6Novo na matéria Empty olá novo companheiro Ter Jun 14, 2011 5:49 pm

Luis Moreira



olá companheiro, acho que te posso ajudar tenho em Cad todos os marcos geodésicos do pais com o nome e respectivas coordenadas.
Se quiseres da-me o teu email que envio-te o ficheiro

7Novo na matéria Empty Re: Novo na matéria Qua Jun 15, 2011 6:35 pm

toposcada

toposcada

Pedro_Lopes escreveu:
Dias escreveu:Aproveitando a ajuda, sabe de algum site que me de coordenadas de marcos geodésicos ou pontos georefrenciados na região que pretender? Se for grátis melhor.

Com os melhores agradecimentos

Dias

Julgo que o Site do instituto disponibiliza as coordenadas dos Geodésicos gratuitamente. Em relação a "redes locais" como disse o JC, o melhor é mesmo perguntar nas camaras ou GTLs da zona onde vais fazer o trabalho se te podem disponibilizar a informação.

No que toca aos arquitectos rodarem os desenhos, isso é um mal com que tem que se viver, e que nos levaría a outras questões, mas basicamente, dá-lhes mais jeito ter o desenho direito.

Pedro Lopes

Exacto, o IGP disponibiliza online as coordenadas de todos os vértices Nacionais, deixo o link:http://www.igeo.pt/produtos/geodesia/vg/rgn/rgn.asp
Eu até desenhos escalados já tenho apanhado, não pecebo bem porque, mas há pessoal que escala os desenhos para impressão...

8Novo na matéria Empty Re: Novo na matéria Qua Jun 15, 2011 6:51 pm

JC

JC

Atenção que o requinte de um trabalho de nada serve se a informação nele contida não for fiável, por isso na fase de desenho, entre outros aspectos, há que ter muita atenção na edição da triangulação e linhas de quebra para que as curvas de nível representem correctamente o relevo.

https://sites.google.com/site/joaoctopo

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos