Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Material para começar a topografar

+10
Joao Reis
Manaia
LNT
curioso
TD
Pedro_Lopes
almeidap
JC
TMA
Oliveira
14 participantes

Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 3]

1Material para começar a topografar Empty Material para começar a topografar Qua Set 24, 2008 7:55 pm

Oliveira



Ola Pessoal...

inscrevi-me agora num curso de topografia de poucas horas, é mesmo só o básico, e gostava de começar a ver preços para o material de topografia para o escritório. Mas como nunca trabalhei com nada do genero nem comecei a formação. nem sei o que preciso para fazer um levantamento. Será que alguem me indicava o material básico para começar a fazer uns levantamentos de uns terrenos?
desculpem a ignorancia.
um bem haja

2Material para começar a topografar Empty Re: Material para começar a topografar Seg Nov 03, 2008 8:30 pm

TMA



Material para começar...
1 Pc, talves te dê mais jeito um portatil que um fixo. Capacidade média ou boa.
Software de topografia - tens alguns gratuitos mas muito básicos. Dos pagos podes contar com preços a começar nos 500€ e a acabar nos 10000. Pessoalmente uso o Cartomap que é bastante caro
Software de desenho - aconselho o classico autocad preços a começar nos 2000
uma impressora A3 pelo menos
Estação total com acessórios - a começar talvez nos 4 ou 5 mil €

Atenção podes usar soft. pirata mas é perigoso se te apanham.
Estações aconselho Trimble ou Leica. Pra começar uma de 5'' ou 7'' deve chegar, ao longo do tempo talvez te apareça necessidade de mais precisão pelo que podes apontar logo de inicio para uma de 3''.

GPS - são carotes mas aceleram muito o trabalho, não têm precisão real práctica de mais de 1 cm (os mais caros e melhores)

3Material para começar a topografar Empty RE: Material para começar a topografar Ter Nov 04, 2008 1:32 pm

Oliveira



Porque diz que talvez dê mais jeito um portátil?
Eu tenho o AutoCAD 2009 Lt legal, e já comecei a tirar um cursozito de iniciação, mas é assim tudo muito rápido, e gostava de comprar uma estação total para começar a treinar, na formação trabalhamos com topcon, e o formador está sempre a dizer que a leica tem uns menus complicados, lol...
Eu vou fazer poucos levantamentos, porque eu exerço a profissão de desenhador, isso era so um extra, assim fazia os meus proprios levantamentos e do gabiente para o qual trabalho. Os levantamentos andam sempre por terrenos entre 800m2 e 4000m2, salvo exepção. no meio rural, com algumas construções, mas alguns desníveis.
Para este tipo de trabalho e para estas condições, ja me aconselharam comprar uma estação usada. que é que recomenda?? Que marca?? que tipo de estação?? porque e para investir pouco, lol,
desde já muito obrigado

4Material para começar a topografar Empty Re: Material para começar a topografar Ter Nov 04, 2008 7:13 pm

TMA



A questão do portátil é apenas porque por vezes é necessário ter os dados de levantamento no local, ou analisar alguns dados para completar o que se está a fazer. Elimina-se a necessidade de perder tempo a ir ao "escritório".
Quanto a uma estação... há muita coisa boa em 2ª mão. As Leica têm menus bastante simples e intuitivos, e se tiverem mais de 2 anos ainda mais simples se tornam. Complicado para mim são as Topcon antigas e as Sokkia. Nas marcas arranjam-se bons aparelhos em 2ª mão, a partir dos 2000 € talvez. Se calhar até mais acessiveis. Para coisas básicas a minha preferência é mesmo a TCR 300 da Leica, mas acredito que haja melhor. Procura que encontras de certeza. Há um gajo espanhol que arranja estações de várias marcas muito baratas. procura no google "Escobar Topografia" tem uma secção de aparelhos em 2ª mão. às vezes tem coisas fenomenais a preços baixissimos.
Software para te desenrascar tens um bastante basico mas que serve para levantamentos e áreas, e mais umas coisitas. TOPOCAL. Espanhol também mas gratuito.

5Material para começar a topografar Empty Re: Material para começar a topografar Qua Nov 05, 2008 1:38 pm

Oliveira



Por acaso já me tinham dito que em espanha se encontravam coisas baratas, mas, se a estação for espanhola os menus tambem o serão? ou tem a opção de mudar??
E em portugal, onde e que eu são as lojas das marcas mais proximas?? lol...pelo pouco que sei, ou nada, o ideal seria uma estação, com um so teclado, alfanumerico, com laser de medição, porque por vezses os visinhos não sao simpaticos, lol, uma precisão media, 7'' digo eu, e para popar tempo capaz de detectar o prosma automaticamente(n sei como se chama esse tipo de estação)...Pelo nada que sei, acho que era isto o ideal, esta a ver algum modelo assim derrepende que me aconselhe??
Peço desculpa pela ignorância, mas eu perco-m a ver tanto modelo e sub modelo roboticos e mecânicos e mais n sei o ke, e depois sao poucos os sites que têm preços...Complicada a coisa...


Cumprimentos

6Material para começar a topografar Empty Re: Material para começar a topografar Qui Nov 06, 2008 5:36 pm

JC

JC

Eu acho que o colega TMA já disse muito. Defacto actualmente existe no mercado 1001 instrumentos com variadas valencias e precisões, bem como "n" programas de topografia. Se realmente a intenção é a realização de pequenos trabalhos como levantamentos, medição de áreas e marcação de pequenas obras, na minha opinião uma estação total com 7" de precisão é suficiente. No que diz respeito a software, pode-se encontrar muita coisa na internet. O Topocal é bastante básico mas também desenha perfis e calcula volumes. Eu já experimentei mas não achei muito prático. Tenho experiencia com o Cartomap e o MDT. Actualmente prefiro o MDT porque trabalha em ambiente CAD e é bastante intuitivo. Existe versão demostração mas é limitado a um certo numero de pontos.
Deve ter muita atenção com sofwares ou freewares que descarrega da net, muitas vezes trazem erros grosseiros nas rotinas de calculo que podem comprometer os trabalhos (ex: erros na rotina de calculo das triangulações ou das curvas de nível).

https://sites.google.com/site/joaoctopo

7Material para começar a topografar Empty RE: Material para começar a topografar Qui Nov 06, 2008 8:36 pm

Oliveira



dentro das caracteristicas que eu postei penso que A TCR 307 se encaixa menos a parte de detectar automaticamente o prisma, digo eu, o colega JC que tem alguma sugestão para uma boa estação para fazer uns levantamentos no ambient acima referido? Eu reparo que em espanha as estaçoes são mais baratas, talvez por tambem nao haver tanta oferta em portugal, pelo menos na net...e acho que para começar vou optar por uma usada, a dúvida e...compro em espanha ou em portugal?! onde estão as casas que vendem material usado de confiança, com garantia? e será que compensa compar em espanha por causa da garantia?? se tiver probelemas o lucro da compra gasto em viagens...digo eu...
para já queria comprar a makina para começar a treinar, para ver se no inicio do proximo ano ja trabalho aserio..


cumprimentos

8Material para começar a topografar Empty Re: Material para começar a topografar Qui Nov 06, 2008 8:56 pm

almeidap



Eu comecei como freelancer à 1 ano, o meu investimento foi:

Leica1203 com acessorios + mini prisma
Portatil
Sierrasoft
Plotter
Total gasto cerca de 25.000.00 euros

Para ti e para e o teu tipo de trabalho:

--Escolhe uma estação de 7´ em segunda mão deves achar uma até 5.000€ sempre com o certificado,
--depois o portatil pode ser desses de 500€,
--plotter não precisas, pois para levantamentos de licenciamento vai em digital se precisas de imprimir pagas, tipo 4€ o m2 de folha
--programas utiliza o topocalc(gratis) descarregas lá os pontos, mandas calcular e fazer curvas de nivel e exportas para DXF e acabas num CAD de 250€ tipo progecad ou briscad

Podes começar a trabalhar por 6.000€

http://www.visaprisma.webnode.com

9Material para começar a topografar Empty Material para começar a topografar Sex Nov 07, 2008 1:07 am

Oliveira



Bem então ja vou num bom caminho....lol
Tenho 1 bom pc no escritório com o autoCAD Lt 2009, tenho um pc velhinho em casa e tenho um portatil c/ 3 anso que vai dando luta...lol...tenho plotter no escritório. por isso ja tenho meio caminho andado... so me falta mesmo a estação e o prog de topografia. ora o prog tb parece ser fácil, a estação e ue está dificil, lol....
Bem, com todos os conselhos que estes grandes homens do forum me estão a dar já começo a encontrar a ponta do fio. Só gostava de saber como andas os preços das estações usadas pelas lojas de portugal. Será que alguem me puderá ajudar??!?!?!!? Very Happy
è que assim ja me ambientava com preços para puder comparar e etc.


Desde já o meu muito obrigado a quem me vai dando umas luzes.
Isto de não perceber nada e triste...lol...
E ainda po cima estão num canto do mundo. Tenho de fazer 100km pa chegar a um loja de topografia...lol

10Material para começar a topografar Empty Re: Material para começar a topografar Sex Nov 07, 2008 2:01 pm

JC

JC

Podes contactar as marcas que tem representação em portugal (Leica, Topcom, Sokkia, Trimble) e pede orçamentos para estação total em 2.º mão com 7".

Eu comprei um Leica TCR307 em 2.º mão a um bom preço. Axo que para o que precisas não compensa uma estação robotizada com reconhecimento automático do prisma. Em espanha compensa pela diferença do iva. No que diz respeito a assistencia técnica muitas das marcas fornecem esse serviço em portugal outras enviam pra espanha. Geralmente não necessitas de ir pessoalmente à marca, podes enviar por transportadora.

Eu faço levantamentos, medições de área, pequenas obras e fiscalização e a TCR307 chega-me perfeitamente.

Cumps.

https://sites.google.com/site/joaoctopo

11Material para começar a topografar Empty Re: Material para começar a topografar Sex Nov 07, 2008 2:16 pm

Oliveira



por acaso era uma das estaçoes que me tinham aconselhado. amigo JC talvez seja pedir muito, mas, mais ou menos quanto deu pela sua TCR 307 em segunda mão?? ja agora comprou ca em portugal?

Cumprimentos

12Material para começar a topografar Empty Re: Material para começar a topografar Sex Nov 07, 2008 2:38 pm

JC

JC

Sim, comprei à leica geosystems de portugal. Se não me falha a memória paguei pela estação total em 2.º mão mais os acessórios, tripé, prisma e bastão com 2.60m de altura, novos, cerca de 10 000,00€.

https://sites.google.com/site/joaoctopo

13Material para começar a topografar Empty Re: Material para começar a topografar Sáb Nov 08, 2008 11:18 pm

Oliveira



Bem andei em pesquisas e em troca de opiniões, e disseram-me que o teclado da TCR 300 não era prático era muito mais facil escrever os nomes dos pontos e as coordenadas com um teclado alfanumerico. bem ja tou todo baralhado outra vez...lol...entao disseram que a topcon GTS 236N era uma boa solução para mim.
Que dizem??será boa escolha?? e o teclado? faz assim tanta diferença?? (o meu amigo diz que para ele faz diferença, ele trabalha com o MDT, e é cego por Topcon, lol...).

Cumprimentos

14Material para começar a topografar Empty Re: Material para começar a topografar Seg Nov 10, 2008 1:17 pm

JC

JC

Em relação ao teclado é uma questão de habito. Eu também trabalho com uma TCR705 que tem dois teclados alfanumérios (para facilitar a operação da estação total nas inversas). Comparando as duas, diria que realmente é mais prático e rápido com o teclado alfanumérico. Só não sei qual a diferença de preço e se compensa. Penso que o modelo 300 não tem a opção de teclado alfanumerico.
Para que vai começar agora, como é o teu caso, não precisas de grandes investimentos. Uma estação em 2.º mão deve chegar. Convem é teres o certificado de calibração.

Em relação a outras marcas, se o preço compensar e tiveres boa assistencia técnica...
Só ganhas se pedires vários orçamentos a várias marcas.

Cumps.

https://sites.google.com/site/joaoctopo

15Material para começar a topografar Empty Re: Material para começar a topografar Seg Nov 17, 2008 9:14 pm

TMA



Pelo que sei, cá em portugal quase só se arranjam E.T. nos agentes das marcas. O tal gajo da escobar, em espanha, da a hipotese de os menus serem em português. Sei-o porque um colega meu comprou lá uma e fizeram a conversão. Certificados também passam, mas isso qualquer marca. cá, o faz mediante o pagamento adequado. A leica cobou-me recentemente por volta de 350 € pelo certificado.

Falam aqui muito da TCR307 da leica. Tenho uma, uso-a há 8 anos e nunca me deu problemas de maior. Ja teve uns pequenos problemas e recentemente tive de lhe mudar o sitema de leituras, carote, mas estragou com o uso. Foram muitas centenas de horas a trabalhar sem falhar.
O teclado é muito básico e o softare simples de usar, é claro que um alfanumérico era melhor, mas sai mais caro, não sei os preços actuais. No geral é uma boa máquina e actualemnte bastante acessivel (eu dei 18.000€ em 2000).

Há muita coisa por cá em 2ª mão, e barato... é só procurar

16Material para começar a topografar Empty Re: Material para começar a topografar Ter Nov 18, 2008 1:17 pm

Oliveira



Boas

Eu tenho visto que já se encontra muita coisa em segunda mão, e como se fala muito da tcr307 eu tenho procura bastante..e encontra-se sempre por volta dos 3500€ +IVA, e barato comprado com o que o colega TMA deu pela dele, mas agra comparando com uma Tcr 407 que tem bastante mais coisas e é nova. que ja se compra por pouco mais de 5000. Será que compensa a diferença de uma estação usada com uma catrozada de anos, e sabe-se lá em que estado, ou uma nova...eh pah...isto não está facil...lol...
Mas provalvelmente vou-me atirar de cabeça para uma Tcr 407, porque o preço das novas quer me parecer que baixa mais do que as usadas... vamos ver se eles fazem um preço de natal com cartão jovem e tal.... lol...

17Material para começar a topografar Empty Re: Material para começar a topografar Ter Nov 18, 2008 1:46 pm

JC

JC

Isso mesmo. Tenho a minha TCR307 à uns 6 anos e aparte das manutenções normais, nunca me deixou ficar mal. Realmente o teclado alfanumérico dava jeito mas também não faz assim tanta diferença. É uma questão de hábito.

https://sites.google.com/site/joaoctopo

18Material para começar a topografar Empty Re: Material para começar a topografar Ter Nov 18, 2008 1:50 pm

JC

JC

Tenho colegas que compraram a série 400 (TCR407) e disseram que não era muito intuitiva. Os menus eram diferentes. Eu próprio já fiz o teste numa e continua a preferir a série 300 ou 700. Em termos de preço podes encontrar estações da série 400 (relativamente novas) em 2.º mão a bom preço.

https://sites.google.com/site/joaoctopo

19Material para começar a topografar Empty Re: Material para começar a topografar Ter Nov 18, 2008 2:24 pm

Oliveira



HUMMMM..

Desse comentário não tava eu a espera...lol...ou seja em vez de progredir, fez o contrário, ainda ficou pior? Eh paH... coiso... nem sei que diga...eu estou a ver que ainda vou fazer e uma grande asneira..quando penso que já sei alguma coisa, alguem me diz que afinal não e bem assim..lol...humm..e se for a série 800?? faz diferençade poco mais de 1000€..( o que é muito para mim, mas so pa saber se essa tb regrediu)...lol...

20Material para começar a topografar Empty Re: Material para começar a topografar Ter Nov 18, 2008 2:59 pm

JC

JC

Se o que pretendes é iniciar-te nesta actividade, o meu conselho é que NÃO penses logo em grande: estação total topo de gama, computador xpto, plotter, software supra-sumo, etc.
Faz um investimento razoavel, não muito grande e, em função da evolução que tiveres vais melhorando. Acho que para quem começa não tem interesse investir muito porque depois pode estar muito tempo a tentar rentabilizar o material. Á medida que fores tendo mais trabalho ou determinado tipo de trabalho que requeira outro tipo de material, então fazes mais um investimento (trocas a estação ou compras outra). Se por exemplo te aparecer um levantamento de uma área grande que compense o uso do GPS, então alugas ou convidas um colega que tenha GPS pra fazer contigo e assim tentas dar resposta às solicitações que te vão aparecendo sem grande investimento.

Lembra-te que estamos em tempos de crise e que o ramo da topografia já conheceu dias melhores. Não serve de muito comprares material novo se depois fica parado em casa durante muito tempo.

Cumps.

https://sites.google.com/site/joaoctopo

21Material para começar a topografar Empty Re: Material para começar a topografar Ter Nov 18, 2008 3:10 pm

Oliveira



Pois...isso eu já tenho noção...e longe disso estáo meu pensamento..Se comprasse novo era o mais fraquinho possivel..lol...eu não quero e não vou investir mais de 6000€.
Mas o meu medo é. comprar uma estação usada por 3500€ (cara em comparação com as novas, mas não se encontra mais barata) e essa estação trazer-m problemas e gastar dinheiro com ela que se soma-se tudo tinha comprado uma nova.e nao tinha tido chatices nem tinha perdido tempo a espera que fosse arranjada... Porque nem toa a gente e estimada com o material do trabalho, e nem toda a gente sabe dar valor ao que custa o material de trabalho.
É isso que me deixa a pensar. . . Porque a diferença de preço nova vs. usada está muito proxima, quando devia ser menos de metade...só que como todas o que é tecnologia...nos ultimos anos baixou td pa metade e com aprefeiçoamentos...mas as pessoas que as compraram nos ultimos anos, como deram muito dinheiro por elas na altura não querem vender com tanta diferença, esquecendo-se que essa ferramenta ja lhe deveria ter feito ganhar o dinheiro do investimento...

22Material para começar a topografar Empty Re: Material para começar a topografar Ter Nov 18, 2008 3:19 pm

JC

JC

Nesse caso se a diferença entre novo e usado não assim tão significante mais vale comprar novo. Daqui a uns anos se quizeres vende-la ou trocar sempre é melhor que uma em 2.ª mão. O importante é que tenha certificado de calibração para te garantir que o material está em condições de ser utilizado.

https://sites.google.com/site/joaoctopo

23Material para começar a topografar Empty Re: Material para começar a topografar Ter Nov 18, 2008 3:21 pm

Pedro_Lopes

Pedro_Lopes
Administrador
Administrador

Bom Dia
Estou como diz o JC, se vais começar agora e tendo em conta o estado das coisas, será mesmo preferiel que compres algo mais "Low Cost". Claro que o ideal sería uma boa estação, mas podes sempre fazer o upgrade para uma melhor.
Entretanto fiz uma pesquisa na net para te tentar ajudar e encontrei ISTO. Honestamente, sou obrigado a dizer que não conheço, de repente olhando só para a imagem pareceu-me uma TRIMBLE,mas afinal não o é. O preço até qu enem é mau e é um equipamento novo. Mais nao te sei dizer porque como disse, não conheço marca nem ninguem que opere com ela.

Pedro Lopes

24Material para começar a topografar Empty Re: Material para começar a topografar Ter Nov 18, 2008 3:28 pm

JC

JC

Pois é Pedro, realmente parecia Trimble. Não parece má no que diz respeito ao preço e ás precisões o que me preocupa é a questão daassistência técnica. A empresa é do Porto mas a marca não é conhecida por cá (eu pelo menos nunca ouvi falar) o que pressupõe que o material vai pra fora do pais...

https://sites.google.com/site/joaoctopo

25Material para começar a topografar Empty Re: Material para começar a topografar Ter Nov 18, 2008 3:35 pm

Pedro_Lopes

Pedro_Lopes
Administrador
Administrador

JC escreveu: o que me preocupa é a questão daassistência técnica. A empresa é do Porto mas a marca não é conhecida por cá (eu pelo menos nunca ouvi falar) o que pressupõe que o material vai pra fora do pais...

Pois realmente a assistência é algo a ter em conta quando se compra uma ET. É chato comprar um equipamento, ter o azar de avariar e depois ficar uma data de tempo á espera que venha do arranjo.
Nisso as marcas representadas levam muita vantagem. Recordo-me que uma vez precisei de levar uma estação á Leica e como ía ficar enrascado eles emprestaram-me uma, mas também estava no periodo de garantía da que entreguei. De qualquer maneira foi uma atitude positiva.

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 3]

Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos