Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Fiscalização de Obra

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1 Fiscalização de Obra em Qui Out 30, 2008 11:30 pm

Olá a todos, alguem me pode dar uma luz sobre os procedimentos a ter numa fiscalização de obra (estrada). É aminha primeira obra do genero e gostava de saber o que esperar.

Ver perfil do usuário http://www.visaprisma.webnode.com

2 Re: Fiscalização de Obra em Seg Nov 03, 2008 8:24 pm

É dificil explicar o que te espera... depende muito de quem está à frente da obra. Mas o mais básico e que é o mais normal será a verificação de "pontos", nivelamentos etc por amostragem... do género de leres 1 ponto por cada 10 e verificares.
Mas como te digo, cada obra é um caso diferente.
É normal que te solicitem algumas coisas extracomo rectificações d eprojecto e coisas do género. Muito cuidado com isso pois com a vontade de ajudar e cair nas boas graças da direcção já me lixei várias vezes. Pedem as coisas como lhes dá jeito e depois se algo corre mal é o Topógrafo que as sofre pois ninguém assume a responsabilidade.
Exige sempre as solicitações por escrito e guarda todas as requisições.
Não sei que mais te poderei dizer mas pergunta à vontade

Ver perfil do usuário

3 Re: Fiscalização de Obra em Seg Nov 03, 2008 10:06 pm

Parece-me fácil, até me parece mais facil do que muitos trabalhos de menor dimensão. Estou em nogociação por causa de um trabalho desse tipo, podes me adiantar um valor justo mensal? Só para comparar com a minha oferta.

Ver perfil do usuário http://www.visaprisma.webnode.com

4 Re: Fiscalização de Obra em Ter Nov 04, 2008 4:21 pm

sabes... é complicado...
Em que zona é?
Falamos de equipa completa ou só tu?
aparelho, veiculo, etc, pela tua parte?
Despesas?? como funcionam?
Tudo isto influencia
se me deres mais dados acho que te posso adiantar quanto se cobra nas obras que conheço, mas pode variar muito.

Ver perfil do usuário

5 Re: Fiscalização de Obra em Ter Nov 04, 2008 4:22 pm

E... sim, acho que é mais simples...
Apenas é de mais responsabilidade, bem como tens de decidir onde verificar sem ajuda externa... a experiência ajuda muito, já se sabe onde se cometem os erros.

Ver perfil do usuário

6 Re: Fiscalização de Obra em Qua Nov 05, 2008 11:44 pm

O problema é mais o seguinte, durante 3 anos o meu trabalho foi levantamento para licenciamento e depois implantação de obra, como predios, moradias, marcação de lotes em lotemamentos etc.

Agora vou me lançar neste novo trabalho e gosta de saber o que vou fazer e como fazer, não me agrada nada a ideia de ser visto como amador.

Ver perfil do usuário http://www.visaprisma.webnode.com

7 Re: Fiscalização de Obra em Qui Nov 06, 2008 5:59 pm

Olá.
Olha, cada caso é um caso, e não existem duas obras iguais. Cada obra terá os seus problemas pontuais, muitas vezes imprevistos e que o topógrafo é que acaba por ter que resolver.
Pela minha experiencia diria-te o seguinte:
1.º Faz um reconhecimento ao local da empreitada com os desenhos que achares necessário e verifica se todas as infra-estruturas (água, saneamento, electricidade, telefones, gás, etc) estão correctamente representadas no levantamento e acautelados os seus cortes provisórios, devios, substituições, etc, no projecto. Por veses, na escavação, encontram-se infra-estruturas que não estavam previstas e isso significa custos adicionais, trabalhos a mais, incómodos para a população visinha, etc;
2.º Confirma o levantamento topográfico que serviu de base ao projecto. Não precisas de fazer o levantamento completo. Faz o leantamento de alguns perfis transversais em várias zonas da obra e confirma as cotas iniciais. Isto vai-te permitir verificar possiveis erros de cotas que poderão significar, por exemplo, erros nas estimativas dos volumes de terras;
3.º Nunca confies nos dados fornecidos pelo empreiteiro ou pelo topografo dele. Confirma sempre tudo. Deves utilizar uma rede de pontos de apoio independente ou se preferires utilizar a do topografo da obra, deves fazer umas leituras para confirmar as coordenadas dos pontos estação;
4.º As situações que deves verificar dependem de obra para obra e será o chefe de fiscalização ou o dono de obra que te irá solicitar que verifiques se determinado elemento está correctamente implantado (passagens hidráulicas, condutas, passagens inferiores, etc.). Poderá ser-te solicitado que faças as medições para os autos mensais ou que verifiques e valides as medições enviadas pelo empreiteiro, nomeadamente no que diz respeito a volumes de terras;
5.º Mantem sempre um registo actualizado dos teus serviços e da tua actuação em obra. Não informes nada só por boca, deves informar por escrito (ex: e-mail) e deves executar relatórios periódicos das tuas actividades contendo datas precisas, os processos utilizados, os problemas encontrados, com que foram discotidos, as soluções encontradas e os procedimetos tomados em conformidade. Se tiveres registo de tudo, a tua posição fica salvaguardada.

É o que me recorda dizer de momento. De certo que haverá muito mais. Se no decorrer da obra ouver algo que queiras partilhar ou pedir informações, tás à vontade.

Cumprimentos.

Ver perfil do usuário https://sites.google.com/site/joaoctopo

8 Re: Fiscalização de Obra em Qui Nov 06, 2008 8:26 pm

Obrigado pelas dicas!! Pois parece que vou ter de fazer esses relatórios mensais, é uma estrada com 14 KM, e vai se estender pelo periodo de 23 meses.

Como ha uma poligonal de apoio não preciso de pensar em levar GPS o qué menos uma despesa, ou menos necessario, como quiseres entender.

E diz-me para uma estrada desta dimensão de 3ª categoria, terei de estar sempre presente na obra ou uns dias por semana bastam? É que o preço que me oferecem não dá para eu lá estar todos os dias... Se desse para conciliar...



Se quiseres falar comigo directamente podes me adicionar no msn paulosilvalmeida@sapo.pt

Ver perfil do usuário http://www.visaprisma.webnode.com

9 Re: Fiscalização de Obra em Sex Nov 07, 2008 2:41 pm

Axo que não é necessário a premanencia constante. Deves é estar disponível para sempre que te contactarem poderes dar resposta em tempo real às necessidades. Lembra-te que és fiscalização e não empreiteiro, por isso não és tu que tens que tar à frente da obra.

Cumps.

Ver perfil do usuário https://sites.google.com/site/joaoctopo

10 Re: Fiscalização de Obra em Sex Nov 07, 2008 5:18 pm

Isso mesmo. Falaram-me isenção de horarios, mas também em disponibilidade total.

Ver perfil do usuário http://www.visaprisma.webnode.com

11 Re: Fiscalização de Obra em Ter Nov 18, 2008 6:55 pm

que tal estão a correr as coisas na obra almeidap?

Ver perfil do usuário https://sites.google.com/site/joaoctopo

Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum