Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Cálculo de Poligonal

3 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1Cálculo de Poligonal Empty Cálculo de Poligonal Sex Jul 15, 2011 2:53 pm

barbosa89



Boas Colegas.

Queria saber se existe algum programa / folha de cálculo para calcular poligonais, que, seja de simples utilização.

Tenho sempre calculado à mão todas as Poligonais, mas como futuramente, irei começar um trabalho com uma extensão muito grande, irei precisar de um método mais eficaz.

Já tentei procurar Folhas de Cálculo já formatadas, mas as que encontrei são um pouco complicadas de utilizar e/ou editar ...

Cumps

2Cálculo de Poligonal Empty resposta Sáb Jul 16, 2011 5:54 pm

LNT

LNT

Existir até existe,em fartura,mas nunca as usei,por isso não posso dar garantias.
Existem inclusive,varios programas em DOS e WINDOWS,passe lá na área dos softwares,que deixei por lá os link´s das pag!

3Cálculo de Poligonal Empty Re: Cálculo de Poligonal Seg Jul 18, 2011 7:57 pm

barbosa89



Boa tarde LNT
Queria lhe colocar uma questão de "principiante" ...
Acabei de calcular uma nova Poligonal.
Os erros a compensar foram muito pequenos. Coloco as novas coordenadas no aparelho e sigo para o campo.
Se acontecer na Orientação, uma diferença de, por exemplo, 3mm e em cota, 2mm, é sinal que foi mal calculada e compensada a poligonal?

Já me aconteceu uma vez e fiquei com essa questão ... Verifiquei vezes sem conta o cálculo, e não existia nenhum erro.
Se optasse pelas coordenadas sem estarem compensadas, e fizesse com as que foram lidas anteriormente, o erro na orientação era 0, mas se optasse pelas coordenadas compensadas, exista sempre algum erro na Orientação.

Consegue explicar o porque de isso acontecer?

Obrigado pela ajuda prestada até agora Smile

Cumps

4Cálculo de Poligonal Empty Re: Cálculo de Poligonal Ter Jul 19, 2011 7:19 am

LNT

LNT

Pois caro colega,
Não quer dizer que está mal calculada,
Teve boas leituras e cuidadosas,que lhe dão bons resultados de fecho,mas não dão zero.

Por isso vem a segunda parte do calculo,que é a compensação.
Angular e Distancia,Somatórios de M e P, e por fim correcção algoritmica.

E ai sim,depois de médias,e correcções,é natural que a correcção ainda não seja a representação da realidade...

Eu uma vez fechei uma Poligonal,que mantinha alguns pontos intermédios,mas foi essencialmente refeita,e chego ao final com 30cm em 3 Km,e fico todo fdd a olhar para o aparelho com cara de burro,e aparece um colega meu que veio apanhar umas baterias...
E o gajo pergunta-me,quantos vertices?,Qual a precisão do aparelho?,Qual a distancia da poligonal?,e chegá-mos á conclusão de que o erro era tolerável dada a precisão do aparelho,o numero de vertices estacionados,e a distancia percorrida....
É muito uma questão de perspectiva!
Mas os aparelhos lêm distancias muito mais precisas,do que angulos...
Nada melhor que a trilateração!

5Cálculo de Poligonal Empty Re: Cálculo de Poligonal Qua Jul 20, 2011 4:35 pm

JC

JC

barbosa89 escreveu:Boa tarde LNT
Queria lhe colocar uma questão de "principiante" ...
Acabei de calcular uma nova Poligonal.
Os erros a compensar foram muito pequenos. Coloco as novas coordenadas no aparelho e sigo para o campo.
Se acontecer na Orientação, uma diferença de, por exemplo, 3mm e em cota, 2mm, é sinal que foi mal calculada e compensada a poligonal?

Já me aconteceu uma vez e fiquei com essa questão ... Verifiquei vezes sem conta o cálculo, e não existia nenhum erro.
Se optasse pelas coordenadas sem estarem compensadas, e fizesse com as que foram lidas anteriormente, o erro na orientação era 0, mas se optasse pelas coordenadas compensadas, exista sempre algum erro na Orientação.

Consegue explicar o porque de isso acontecer?

Isso também já me aconteceu.
Se ao fazermos as leituras tivermos a estação bem nivelada e centrada e o alvo ou bastão bem centrado e nivelado no ponto a ler vamos ter uma distância "X" entre a estação e o ponto. Ao compensar o erro de fecho linear é distribuido e acaba por ter uma distãncia compensada "X+e". Por isso é normal que quando se volta ao campo possa dar mais erro de orientação com as novas coordenadas do que com as coordenadas não compensadas.
Acresce ainda que as leituras horizontais e verticais são também ajustadas o que também ajuda à diferença entre coordenadas compensadas e não compensadas.

Cuumps.

Obrigado pela ajuda prestada até agora Smile

Cumps

https://sites.google.com/site/joaoctopo

6Cálculo de Poligonal Empty Re: Cálculo de Poligonal Sáb Jul 23, 2011 11:07 am

barbosa89



Bem ... Poligonal já testada. Mesmo com diferenças de 1 e 2mm na Orientação, não existe qualquer problema em Leituras e Implantações. Já testei de várias Estações a Implantação de um mesmo ponto e, impecável! Very Happy

... Só existe algo que me irá dar alguma luta ... Neste momento, o único nível que existe, está com um colega meu, Topógrafo também.
Já por várias vezes que tento calcular a Poligonal em Cota, com a Estação, mas ainda não a consegui fechar com um erro aceitável ...

Tenho que ir tentando e, ser ainda mais meticuloso na sua leitura!

Desde já agradeço a todos a ajuda prestada! Muito obrigado mesmo Smile

7Cálculo de Poligonal Empty Re: Cálculo de Poligonal Dom Jul 24, 2011 3:50 am

LNT

LNT

Caro colega,se lê os dois desniveis(IR,DP),nos dois sentidos...A>B e B>A
Devia chegar sem erro...Maior...
Mas tambem vai dai,e a cota anda sempre a dar buraco,alem das temperaturas dai,que não são nada boas para leituras.
E o equipamento,não aceita gasosas... Twisted Evil
Essa da empresa só ter um nivel...é triste!
O equipamento mais barato da topografia,e á e tal,não faz falta...
Nenhuma estação o substitui!!!
E por não o usar todos os dias,pode matar a obra um dia....
Muito cuidado com isso,já lavei grandes coças por situações semelhantes.
Finque pé,e pontualmente dê dois pares de estalos ao chefe!
A menos que o chefe seja vossê... Suspect
No

8Cálculo de Poligonal Empty Re: Cálculo de Poligonal Sex Jul 29, 2011 7:14 pm

barbosa89



Gostava de o ser (o chefe), mas infelizmente não o sou Rolling Eyes

As diferenças que encontro, não são na leitura do desnível, pois os valores são muito semelhantes na leitura directa e inversa, mas quando realizo Altura Aparelho - Altura Visada +- Desnivel, tanto na directa como na inversa, o valor obtido depois, é que devia ser muito aproximado, mas não acontece Mad

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos