Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Material para começar a topografar

+10
Joao Reis
Manaia
LNT
curioso
TD
Pedro_Lopes
almeidap
JC
TMA
Oliveira
14 participantes

Ir à página : Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo  Mensagem [Página 2 de 3]

26Material para começar a topografar - Página 2 Empty Re: Material para começar a topografar Ter Nov 18, 2008 3:41 pm

Oliveira



e mesmo assim se virmos a opção com laser não foje assim tanto, e a assistencia tambem me deixa a pensar mais nao digo nada. porque não sei , deixo isso para os experientes....mas sei como custuma ser com material informatico e assim. não sei....

27Material para começar a topografar - Página 2 Empty Re: Material para começar a topografar Ter Nov 18, 2008 4:01 pm

Oliveira



Entao amigos? de uma maneira geral acham que faço mal comprar uma ET nova? mesmo tendo garantia..e haver a possiblidade que o pedro contou, de avariar e eles emprestarem uma. de saber-mos com está a ET e ter novas tecnologias. ( não pensem k estou a sonhar alto, continuo a pensar em não gastar mais de 6000€). mas tenho mesmo receio de ficar com os "...." na mão, porque nas lojas são carissimas, e pouca garantia tem. e os particulares, sao mais baratas, mas tb so se for de confiança e mesmo assim e um risco que se corre...eu falo de uma maneira geral...em todos os produtos e o mesmo...
e depois ainda tenho akela duvida. investir com laser ou sem laser? será que se aguenta sem laser para começar? (tem de se aguentar que antigamente tambem nao existia) ou vale a pena pk nos facilita a vida e faz ganhar dinheiro, ou e uma coisa indiferente que tanto faz comprar agora, no inicio, ou com tiver mais "calçado"... pk só o laser ja faz uma boa diferença, mas pelas opiniões e pelo pouco que vi, dá imenso jeito, e em pouco tempo paga-se o invenstimento..pk facilita mesmo, partilham dessa opinião?

28Material para começar a topografar - Página 2 Empty Re: Material para começar a topografar Ter Nov 18, 2008 5:28 pm

JC

JC

Olha realmente axo que com uma em 2.º mão ficavas bem servido. Mas como disse antes, se arranjas em 2.º mão praticamente ao peço de uma nova então aposta na nova.
O laser realmente dá muito jeito e desenrasca em muita coisa mas, se no teu caso é só mesmo pra fazer uns levantamentos pequenos se calhar não vale a pena. No entanto como nunca sabes que trabalhos te podem aparecer, então é melhor tares equipado com o laser.

A mim, por exemplo, dá-me muito jeito nas medições de interiores, quando as construções não tem angulos rectos, ou existem paredes arredondadas, consigo ter o desenho perfeito da gemetria da casa (isto pra trabalhos tipo IMI´s e projectos de alterações e legalizações dá mesmo jeito).
Agora o facto de ter ou não laser faz diferença também no custo da estação total, se mesmo assim continuar a compensar então aposta numa nova.
Tenta ver, agora que tamos na altura do natal, se não existe nenhuma promoção. Nestas alturas conseguem-se bons preços.

Cumps.

https://sites.google.com/site/joaoctopo

29Material para começar a topografar - Página 2 Empty Re: Material para começar a topografar Ter Nov 18, 2008 5:40 pm

Oliveira



Pois eu tb preciso de ter os edificios o mais rigoroso possivel..pk ainda por cima se sou eu k vou fazer os meus levantamentos...e eu tento ser muito rigoroso kmg mesmo...depois nao kero tar a fzer tipo uma reconstrução e em obra nao funcionar...pk o levantamento nao rigoroso nas aprtes mais arredondadas, como ja m aconteceu..
Eh pah..eu reparo que as empresas no fim do ano custumam sempre fazer preços porreiros, pk precisam de vender para mostrar numeros... entao pa despachar fazem bonspreços, normalmente. n sei se com as empresas de topogradfia acontece o mesmo....Eu agredeço todas as opiniões que me foram dirigidas neste forum...ajudaram-me bastante...mas acho que é mais seguro comprar novo...pk a diferença de preço nao parece compensar...digo eu...e que se eu tivesse o dinheiro debaixo da cama...e nao me fizesse falta...arriscava e comprava barata...se desse deu...se nao desse paciencia...mas eu tenho de o pedir ao banco...e vamos que dá raia e continuo a pagar uma coisa que nem tenho...eh pah...custa um bokadinho...agora se arranja-se por exemplo uma Tcr 307 por 2000€ ai sim...pensava duas vezes..porque a diferença de preço ja era razoavel...entre o novo km segurança e o usado com risco...Digo eu ...mas gosto muito de ouvir as vossas opiniões....porque para alem de serem mais experientes na area, tambem devem ser mais experientes na vida...lol...devem ser todos mais velhos do que eu...lol...

30Material para começar a topografar - Página 2 Empty Re: Material para começar a topografar Ter Nov 18, 2008 5:52 pm

Pedro_Lopes

Pedro_Lopes
Administrador
Administrador

No meu dia-a-dia de campo sou obrigado a dizer que o laser me faz falta, quando em muitos levantamentos para "arranjar" um boneco mais apresentavel, levanto edificos, dentro de propriedades que não posso aceder, para preencher o trabalho e nessas situações é muito importante o laser.
Costumo também dar apoio a levantamentos arquitéctonicos e para fachadas com pormenores mais complicados, como não tenho um laser scanner, a estação dá um jeitaço incrivel e depois é como diz o JC, mesmo em interiores mais complicados é um espectaculo.
Posso até dar outro exemplo, ja fiz algumas marcações de obras em que o laser me deu uma boa ajuda, em vez de dizer ao ajudante para andar 7 ou 8 metros para trás, aponto o laser para o sitio e qd tiver no ponto exacto o ajudante só tem que colocar o bastão para fazer as correcções que normalmente são minimas.

31Material para começar a topografar - Página 2 Empty Re: Material para começar a topografar Ter Nov 18, 2008 5:53 pm

TD



Boa tarde,
Vou aproveitar e fazer publicidade à marca que represento, a SOKKIA. Em termos gerais as estações totais são de excelente qualidade técnica e que competem directamente com as marcas já mencionadas nestas mensagens e com preços também bastante competitivos. Se consultarem o nosso site, www.topometrica.pt, podem verificar diversos modelos de estações totais. Semelhante à serie 800 da leica podem considerar a série 30RK. A garantia para os equipamentos SOKKIA é de 3 anos.
Para quem não conhece a Topométrica estamos sediados em Lisboa e temos a nossa oficina técnica em Fernão Ferro (Seixal).
Se for necessário alguma informação disponham...posso também tentar arranjar solução de equipamento em 2ª mão, com ou sem laser...

http://www.grupoacre.com.pt

32Material para começar a topografar - Página 2 Empty Re: Material para começar a topografar Ter Nov 18, 2008 6:56 pm

JC

JC

Espero ter ajudado. com tantas opiniões penso que dá pra ficar esclarecido (ou então ainda mais confuso...lol).
Se for preciso mais alguma coisa é só perguntar. Tás à vontade.

Cumps.

https://sites.google.com/site/joaoctopo

33Material para começar a topografar - Página 2 Empty Re: Material para começar a topografar Seg Nov 24, 2008 8:08 pm

Oliveira



Boas Pessoal

Já alguem ouviu falar da ET Focus 4? que me dizem dela??
Comentem, please. Eu já vejo o fim a vista...hehehe

34Material para começar a topografar - Página 2 Empty Re: Material para começar a topografar Seg Nov 24, 2008 8:36 pm

JC

JC

Já vi que estives-te a consultar a empresa Giscad. Pessoalmente não conheço a estação Focus 4. Pelo que descrevem não parece ser má. O preço também parece ser razoável tendo em conta todos os restantes acessórios que estão incluidos. Só não conheço o ambiente de trabalho da estação. Não sei se o software é intuitivo e fácil de operar. Mas para isso podes conacta-los e pedir uma demonstração. Acredita que eles vão ter contigo aonde queiras, expecialmente se te mostrares interessado em comprar...

Cumps.

https://sites.google.com/site/joaoctopo

35Material para começar a topografar - Página 2 Empty Re: Material para começar a topografar Seg Nov 24, 2008 8:52 pm

Oliveira



eu consigo a tcr 407 a bem dizer pelo mesmo preço, nao sei se compensará. era mais pelo teclado alfanumérico e um ou dois promenores a mais....e que já me disseram que a focus era muito plástico, n sei se é verdade. mas....
entre uma e outra... tava mais virado pa leica...mas....cria uma opinião antes de fazer asneiras...lol....

36Material para começar a topografar - Página 2 Empty Re: Material para começar a topografar Ter Nov 25, 2008 1:05 pm

JC

JC

Na minha opinião a Leica dá-me mais garantias. É uma marca que está no mercado há muitos anos com bom suporte tecnico a nivel nacional e internacional.
Ontem tive a rever uns papeis e posso-te informar que o meu investimento foi de 6000€ para estação total TCR307 em 2.º mão. Incluindo tripé, bastão, prisma, baterias, cabo de transferência de dados, software de transferencia de dados, etc.

cumps.

https://sites.google.com/site/joaoctopo

37Material para começar a topografar - Página 2 Empty Re: Material para começar a topografar Ter Nov 25, 2008 1:29 pm

Oliveira



JC escreveu:Na minha opinião a Leica dá-me mais garantias. É uma marca que está no mercado há muitos anos com bom suporte tecnico a nivel nacional e internacional.
Ontem tive a rever uns papeis e posso-te informar que o meu investimento foi de 6000€ para estação total TCR307 em 2.º mão. Incluindo tripé, bastão, prisma, baterias, cabo de transferência de dados, software de transferencia de dados, etc.

cumps.



É exactamente o que eu devo fazer mas com a Tcr 407 nova. o mesmo preço e as mesmas coisas, por isso acho que vai ser leica so me falta tirar algumas dúvidas com os vendedores.
já agora qual e o problema mais usual da trc 307? lol

38Material para começar a topografar - Página 2 Empty Re: Material para começar a topografar Ter Nov 25, 2008 2:34 pm

JC

JC

Olha eu já tenho uma TCR307 à alguns anos e nunca me deu problemas. Desde que faças a manuntenção periodica e tenhas cuidado com o material não deves ter grandes chatiçes. Em comparação com a TCR407, o maior "problema" deve ser mesmo a falta de teclado alfanumérico porque no que diz respeito a precisões angulares e métricas são identicas. Os menus também diferem 1 pouco mas isso é uma questão de hábito.

Cumps.

https://sites.google.com/site/joaoctopo

39Material para começar a topografar - Página 2 Empty Re: Material para começar a topografar Ter Nov 25, 2008 2:50 pm

Oliveira



Pois. . . ai se desse para adaptar um teclado alfanumérico é que era de nivel, mas ninguem "morreu" por nao ter um teclado alfanumérico, digo eu, lol....
Daqui a uns minutos vou ligar ao senhor da leica para lhe pedir para fazer uma demostração...e vou leva-lo pa um beco para ver se ele baixa o preço...lol...Mas quase decerteza vai ser essa que vou comprar...ja agora, provalvelmente nunca precisou de grandes peças, mas , com a 300 saiu do mercado, as peças para ela deixaram de ser feitas??? provalvelmente não porque a 400 e identica, mas, agora a 400 tambem vai sar e veio a flexline ou coisa parecida...e ja nao tem nada a ver km a 300 nem a 400. será que vai haver chatices daqui a alguns anos para arranjar peças para elas???

40Material para começar a topografar - Página 2 Empty Re: Material para começar a topografar Ter Nov 25, 2008 3:10 pm

JC

JC

Não te preocupes muito com isso das peças. Isso não é bem como os carros...lol
Mesmo que uma determinada estação seja descontinuada na fabrica, ontinua a circular no mercado e as questões de manutenção estão sempre garantidas. E depois muitos dos componentes de diferentes modelos são identicos, por isso mesmo que precises de substituir um nível, um espelho ou outra coisa qualquer não deves ter problema.

Cumps.

https://sites.google.com/site/joaoctopo

41Material para começar a topografar - Página 2 Empty Re: Material para começar a topografar Ter Nov 25, 2008 6:52 pm

TMA



Caros colegas:

Só esclarecer um pequeno ponto.
Sempre trabalhei om estações Leica, mas já experimentei muitas outras marcas e modelos.
Por acaso até comecei a trabalhar com um teodolito WILD T2.

Mas...
Falamos aqui de, principalmente 2 marcas, Leica e Trimble, são as que maior mercado têm na Europa, mas há muitas mais de confiança. Só não sei ainda dados das chinezas. A Leica tem um nicho de mercado quase indestrutível mas é um erro pensar que é mais antiga que a Trimble. Leica existe há apenas uns 25 ou 30 anos, se tanto, surgiu da união entre a Kern e a Wild. Mas a Trimble consegeu ser a mais antiga de todas. Quase tudo o que é tecnologia de topografia foi desenvolvida pela Trimble ou uma das suas subsidiárias (como a geodimeter) e a Leica vai desenvolvendo paralelamente com muito sucesso. Por isso, na hora de escolher uma destas duas, escolham por preferencia real, pois antiguidade e fiabilidade não se pode por em causa em nenhuma das duas. Ambas têm prós e contras, é melhor experimentar e ver o que nos agrada mais.

42Material para começar a topografar - Página 2 Empty Re: Material para começar a topografar Ter Nov 25, 2008 6:54 pm

TMA



Quanto à questão das peças, ainda há uns meses se avariou a minha TCR 307, que uso há uns bons 8 ou 9 anos e não houve problema em arranjar peças, há muitas Smile os preços é que são a doer. Na minha avariou-se a parte que faz as leituras (não em lembro o nome) e saiu-me por 700 Euros se não me engano, mas arranjaram em 3 dias, logo não há problemas nesse campo

43Material para começar a topografar - Página 2 Empty Re: Material para começar a topografar Qua Nov 26, 2008 11:42 am

TD



O problema quando um equipamento dos mais antigos avaria é que, caso ainda existam peças para o referido modelo, o preço vai ser sempre maior devido à possivel não fabricação em série da peça e ter de se encontrar algures no mercado...logo pode haver problemas nesse campo!

Vejam a tecnologia que está patente nos equipamentos SOKKIA que é uma marca a ter muito em conta neste mercado.

http://www.grupoacre.com.pt

44Material para começar a topografar - Página 2 Empty Re: Material para começar a topografar Qui Nov 27, 2008 2:07 pm

Oliveira



Boas amigos!!!

Já agora, onde posso arranjar um programa ou ficheiro que me traduza o MDT 4 espanhol para portugues??

Gracias

45Material para começar a topografar - Página 2 Empty Re: Material para começar a topografar Qui Nov 27, 2008 2:34 pm

JC

JC

isso agora....
Pesava que o MDT já tinha a opção de instalação em Português. Se não for esse o caso o melhor é contactares a empresa que te vendeu o sofware para te fornecerem algura aplicação ou fcheiro para actualização para português.

Eu tenho o meu em espanhol e já me habituei.

Cumps.

https://sites.google.com/site/joaoctopo

46Material para começar a topografar - Página 2 Empty Re: Material para começar a topografar Qui Nov 27, 2008 2:45 pm

Oliveira



lool

pois...e uma versão "experimental" so para eu ver como era...lol...
sei que existe qualquer coisa para traduzir aquilo, mas não sei onde. mas é tudo "experimental".

Cumps

47Material para começar a topografar - Página 2 Empty Re: Material para começar a topografar Qui Nov 27, 2008 2:48 pm

JC

JC

Cuidado com essas versões "esperimentais". Ás vezes dão barraca.
É pá, não tenho conhecimento de algo para passar o MDT para português.

Sorry

https://sites.google.com/site/joaoctopo

48Material para começar a topografar - Página 2 Empty Re: Material para começar a topografar Qui Nov 27, 2008 2:55 pm

Oliveira



OBRIGADO

Sim eu sei, mas e mesmo experimental, nem tenho ET ainda. foi so mesmo para saber o que comprar...hehe..lol

49Material para começar a topografar - Página 2 Empty Re: Material para começar a topografar Ter Jun 28, 2011 6:25 pm

curioso



Já agora gostava de ver esclarecida esta confusão, o ficheiro não pode ser exportado directamente por dxf para o autocad ou outro compativel, sem necessidade de passar por programa de topografia.

50Material para começar a topografar - Página 2 Empty Re: Material para começar a topografar Qua Jun 29, 2011 2:22 pm

JC

JC

curioso escreveu:Já agora gostava de ver esclarecida esta confusão, o ficheiro não pode ser exportado directamente por dxf para o autocad ou outro compativel, sem necessidade de passar por programa de topografia.

Se for no Land ou no Civil acho que se consegue bem. Agora se for numa versão cad normal ou LT já acho mais difícil. Ai deves ter que usar uma rotina lisp para ajudar ou então usar um software de topografia.

Cumps.

https://sites.google.com/site/joaoctopo

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 2 de 3]

Ir à página : Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos